25/08/2025

Mulher

 

Mulher 


Certa vez um padre perguntou a um grupo de freiras: você sabem por que Deus criou primeiro o homem? As freiras não souberam responde, e ele acrescentou: é porque Deus não queria pitaco. E as freiras ficaram caladas! Mas em seguida, uma delas falou para o padre: você sabe mesmo por que Deus criou, primeiro o homem? O padre ficou calado e ela acrescentou: é porque Deus fez primeiro o rascunho! Todos caíram em risos! 

Nem uma coisa, nem outra! Deus quando quer fazer alguma coisa, simplesmente faz. Então, como apareceu a mulher? Por que Deus a criou? 

Eis o que nos ensina a Bíblia Sagrada: Deus, depois que criou todos os animais da terra, levou-os à presença do homem. E vendo o homem todos os animais, deu nome a cada um, porém não achou uma companhia que lhe correspondesse. Então, Deus viu que não era bom o homem está só e resolveu fazer uma companhia e desse modo criou Deus a mulher. 

Veja, então, porque Deus criou a mulher. Para ser uma companheira do Homem, para formar com ele um casal perfeito e dentro do amor serem felizes e gerarem a humanidade. 

Portanto, Deus criou o homem e a mulher para viverem felizes. Então, veja bem, a mulher é para completar a felicidade do homem e vice versa de modo que no amor se perpetuam. A mulher é o ser mais bonito do mundo! Ambos homem e mulher são o coroamento da criação e o fechamento da Obra de Deus. 

Ela, a mulher, é quem com o seu companheiro dá a vida, gerando a nova humanidade. Com ela o gênero humano se multiplica, ela é a rainha da Natureza, a procriadora e a educadora da Humanidade. 

Viva à Mulher! 


 Pe. Guilherme Gomes

18/08/2025

Pretensa autoridade

 

Pretensa autoridade

Na sua opinião esse mundo tem mais gente ruim ou gente boa? A reflexão teológica aponta para a existência de um ser que tentou ser igual a Deus: o Satanás. 

Quem é ele? É um anjo mais belo e mais inteligente entre os anjos que Deus criou. Esse anjo cultivou lamentável sentimento de vaidade em que resolveu ser igual a Deus. Pretensão totalmente inviável segundo Apocalipse. Houve uma batalha no céu e são Miguel o príncipe da milicia celeste enfrentou o Satanás e seus companheiros e os precipitou no inferno. São Miguel dizia: “Quem como Deus?” 

Resultado: o anjo que queria ser tão importante tornou-se a pior personalidade. Tornou-se a liderança de tudo que é ruim para a humanidade. Seu trabalho é puxar a maior quantidade possível de gente para morar e sofrer com ele no inferno. 

Jesus o chama de “Príncipe deste mundo” que já está julgado e vencido (cf. Jo 16,11) e ainda Jesus diz: “Eu venci o mundo!” (cf. Jo 16,33). 

Agora eu lhe pergunto: Você segue o Deus Criador, que conserva tudo que existe da melhor forma que você conhece? Ou serve a Satanás na sua realidade de fracasso que engana e que lhe tenta convencer para viver com ele, em seu convívio? 

Como diz padre Zezinho em sua bela canção: “A decisão é tua!” 

Pe. Guilherme Gomes

12/08/2025

Quem é Deus?


Quem é Deus? 


A primeira pergunta do Pequeno Catecismo da Doutrina Cristã é: Quem é Deus? E a resposta é: Deus é um Espírito perfeitíssimo, eterno, criador de todas as coisas visíveis e invisível. 

Vejamos, então: Quem chamou você à Existência? Quem lhe oferece o ar? Quem lhe oferece a água? Quem lhe oferece a variedade dos alimentos? Quem lhe faz crescer? Quem lhe deu a inteligência, em fim, quem lhe traz felicidade e o retorno ao altar da vida, pelo processo da morte, para o convívio com Ele numa eternidade feliz? Jesus declarou a mulher samaritana: “Deus é Espírito” (Jo 4,24) e são João por sua vez afirma na sua Carta 1Jo 4,6: “Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus nos ouve, quem não é de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espirito da verdade e o espirito do erro.” 

Esse Espirito é perfeitíssimo como diz o Catecismo, ou seja, Deus não tem defeito. Ele é o Eterno, ou seja, sempre existiu e sempre existirá. 

Este Deus que lhe fez e que tudo lhe dá cobra de você a reciproca, ou seja, seu amor total à Ele. 

 Pe. Guilherme Gomes.

14/07/2025

Escolher seu candidato

Escolher seu candidato 

Como sabemos o ano de 2026 é tempo de eleição. Escolheremos o presidente, os parlamentares estadual e federal e governador de cada estado (Quero lembrar os critérios para uma boa escolha: pessoas de bem nos aspectos culturais, com sensibilidade para com o povo e pessoa de fé). 

Vamos ver os governantes atuais. Eles estão exercendo o mandato em função do povo ou deles mesmos? Veja como está atuando o candidato que você escolheu na última eleição. Consulte as redes sociais deles, converse com amigos e veja se esse candidato merece ou não ser reeleito. 

Os candidatos que moram longe, você procura saber quem é ele através de informação de pessoas conhecidas que moram na cidade desse candidato. Não tendo parente ou conhecido da tal cidade ligue para pessoas de confiança como o padre ou o bispo. 

Veja pelo rádio ou TV ou mesmo nas redes sociais os comentaristas políticos sobre aquele candidato. Uma boa sugestão: escutar e seguir comentaristas políticos através de rádio, TV, redes sociais, etc. Isso ajuda a conhecer o cenário político e os candidatos.


07/07/2025

Como aceitar?

Como aceitar? 


O salário mínimo no Brasil em 04/06/2025 é de 1.518 reais. Algumas pessoas recebem também o Bolsa Família no valor de 600 reais, total do salário mais o Bolsa Família é de 2.118 reais. Será que esse valor é suficiente para uma pessoa passar o mês confortavelmente? Digo das pessoas que tem essas duas fontes de renda, pois, a grande maioria da população, sobretudo os pobres dos pobres, só tem mesmo por certo, o Bolsa Família. Ora, segundo o DIEESE, o salário para uma pessoa hoje no Brasil, deveria ser de pelo menos 7.067 reais. 

 Você percebe a diferença? 

A Constituição brasileira afirma no artigo 7º, inciso IV, de 1988, que o salário mínimo fixado por lei nacionalmente unificado é capaz de atender as suas necessidades vitais básicas e as de sua família. Necessidades como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social com reajustes sindicais que lhe preserve o poder aquisitivo. 

Será que nossos deputados não conhece esse artigo da Constituição? Creio que conhecesse. Então, podemos lhe dizer: Parem de fazer conta que não existe! Parem de sugar o povo! Suas condutas só demostram exatamente o “por quê” do povo ter apenas salário “tão” mínimo. 

Acha você, leitor, que o Congresso está fazendo corretamente o seu papel maior que é cuidar do bem-estar do povo brasileiro? 

Olhando esse contexto e circunstâncias que estamos vivendo no país, parece-me exatamente o contrário, estamos precisando trocar esses congressistas por outras pessoas que sejam mais sensíveis e a favor do povo. 

Vocês não acham que sim? 


 Pe. Guilherme Gomes

01/07/2025

Como aceitar?


Como aceitar? 

Segundo as pesquisas mais recente feita pela ONU, o Brasil, tem 8,7 milhões de pessoas passando fome.

Por que isso acontece, meu Brasil? Veja você, desde que se teve a presença de Cabral em 1.500 aqui e foi enviada uma carta ao rei dom Manoel escrita por Pero Vaz de Caminha, onde está escrita que: “a terra é fértil, em se plantado tudo dá”, este país não foi mais o mesmo. 

E hoje a julgar pela ação dos nossos parlamentares, dá para explicar bem, porque coloca-se muito veneno em nosso solo, em nossos rios.

Os latifundiários além de ocupar muita terra, manda mais alimentos para fora do país do que para nosso povo aqui dentro. E assim, o nosso povo vai sendo cada vez mais um povo necessitado. 

E os políticos? Parecem insensível a tudo isso! 

Não dá para aceitar. 


Pe. Guilherme Gomes

25/06/2025

Como aceitar?

 

Como aceitar? 

Como aceitar, como acreditar no crescimento econômico de um país sem cultura, ou seja, que ainda têm 11, 4 milhões analfabetos? Como aceitar a grandeza de um país sem a devida formação religiosa? Como aceitar o crescimento de um país que de certa maneira relativiza a cultura religiosa do seu povo? 

Lembro-me da informação recebida de uma padre holandês que dizia que na Holanda o pai que não mandasse seu filho para a escola seria preso. 

Lembro-me também do que aconteceu no Japão arrasado pela bomba dos americanos em Hiroshima. O governo japonês levantou-se da situação drástica em que ficou o seu país simplesmente colocando o povo para estudar. Veja o que é o Japão hoje. 

Digo tudo isso para lembrar que é urgentíssimo a cúpula governante do Brasil promover de maneira integral o povo brasileiro no mínimo até o segundo grau. Também multiplicar a cultura técnica. Sem essa providencia o país não cresce, não anda para frente. 

Portanto, peço aos governantes do Brasil: vamos aplicar toda eficacia na formação do povo brasileiro. Educação é primordial para o seu crescimento. 

 Pe. Guilherme Gomes

16/06/2025

Trocando ideias


Trocando ideias 

Trocando ideias com uma jovem amiga, passei a conversar sobre a minha e maior preocupação com os meus irmãos de todo Brasil frente aos nossos políticos que deixam o povo com um salário inferior às suas necessidades, enquanto reservam para eles, os próprios políticos, um salário absurdo. Imagine só: 46 mil reais de salário liquido e regalias tais que chega a garantir para eles um valor superior a 100 mil reais. 

Já pensou, gente? É por isso que falta dinheiro para o povo que eles nos classificam como “gente de baixa renda”. 

“Cabra de peia”, não é? 

Então, eu explicava à minha amiga dizendo do meu trabalho de orientar o povo para que veja o que os políticos estão fazendo em favor do povo, e assim, tirar do poder o parlamentar que só pensa nele e deixa o povo na pior. 

Diante dessa conversa, minha amiga simplesmente concluiu dizendo: “todos devem ser trocados!” 

E eu pensei: “onde encontrar pessoas de nível político para merecer o nosso voto?!!!. 

Pe. Guilherme Gomes.

01/06/2025

Sugestão para você

 


Sugestão para você


Não sei se você já conhece o professor Eduardo Farias. Ele faz pela internet um lindo trabalho de pastoral. Ele faz vídeos de evangelização para melhorar a pratica religiosa dos católicos. Ele realiza pequenos cursos de evangelização. E o interessante é que ele aproveita o ensejo para entrevistar ex-protestantes que se tornaram católicos. Ele mesmo foi pastor protestante do grupo religioso presbiteriano ao longo de 20 anos. Estudando melhor o fenômeno da religião acabou aceitando a Igreja Católica, tornou-se católico, o ex-pastor, de maneira que enquanto prega para os católicos, o mesmo entrevista ex-protestantes. 

É um trabalho que vale a pena você acompanhar em suas redes sociais! O trabalho é bom para católicos e bom para protestante. Experimente acompanhá-lo pelo YouTube. 

O professor Eduardo Farias, vale apena! 

Eis o link do seu canal: 

https://www.youtube.com/@catolicismoblindado


Pe. Guilherme Gomes  


26/05/2025

Esclarecimento

Esclarecimento 


Trago aqui um esclarecimento para os católicos e para quem interessar possa. 

Atenção católicos: 

Os nossos irmãos separados denominados protestantes ou evangélicos descobriram um truque para quem não conhece suficientemente a Bíblia Sagrada ser facilmente enganado, por esses irmãos. Trata-se do termo “idolatria”. 

E assim quando um crente quer puxar um católico para o grupo religioso dele, sabendo que os católicos normalmente desconhecem o conteúdo geral da Bíblia Sagrada vem com aquela conversa mais ou menos assim: “os padres estão butando vocês no inferno. Ele incentiva você para adorar imagem de santo”. E aí mostram o texto bíblico e dizem: “veja o que diz a palavra de Deus em Êxodo 20, 1 a 5: 

 “Então Deus pronunciou todas estas palavras: “Eu sou Javé seu Deus, que fiz você sair da terra do Egito, da casa da escravidão. Não tenha outros deuses diante de mim. Não faça para você ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra. Não se prostre diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos; mas quando me amam e guardam os meus mandamentos, eu os trato com amor por mil gerações.” 


E arremetem: “Olha aí, os padres estão incentivando o culto a imagens de santo, isto é idolatria, ou seja, os padres estão afastando você de Deus, estão levando você para o inferno. Venha receber Jesus como seu único Salvador em nossa igreja” 

Só que o crente está equivocado ou enganado nessa conversa com você! Por que? É porque a passagem a que acima eles se referem na Bíblia está dizendo que não se pode adorar “ídolos” e não simplesmente fazer imagem. 

E o que é “ídolo”? É uma imagem ou estatua de animal qualquer considerado “deus”. Isso acontecia muito no passado longínquo. Há muitas passagens na Bíblia mostrando isso! 

Então, na revelação de Deus, Ele insiste: “[..] Eu Sou o Único Deus! […] não terás outros deuses diante de mim!” (Ex 20,2a. 3). Portanto, Deus não proibiu fazer imagens, proibiu sim, fazer imagens de ídolos. A prova é tanto que o próprio Deus mandou fazer a imagem de dois querubins para colocar em cima da Arca da Aliança – confira, Êxodo 25, 10-22s. 

Também mandou fazer uma serpente de bronze para que quando alguém fosse mordido de cobra olhasse para ela e ficasse curado – confira, Números 21, 4-9. Ainda a propósito da serpente de bronze, o próprio Jesus se comparou a ela quando disse: “Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. Assim, todo aquele que acreditar nele terá vida eterna.” (cf. Jo 3,14-15). 

A imagem de nossos santos da Igreja Católica revela apenas o nosso carinho aos irmãos que já são canonizados e estão no céu. Esse carinho (de fazer imagem) é nossa homenagem a semelhança daquela fotografia de alguém, um enter querido que já se foi e por meio da foto guardamos sua memória e honramos nossos ancestrais. Não tem nada haver com idolatria - isto é “conversa” de protestante… entendeu? É isso ai! 


 Pe. Guilherme Gomes.

20/05/2025

Cônego Eronildo Manoel da Cruz

 

Cônego Eronildo Manoel da Cruz 


Prefiro sempre chamar de ERONILDO. 

Pe. Eronildo nos deixou fazendo-nos passar por uma surpresa muito dolorosa: ninguém esperava. De repente saiu a notícia boa de sua nomeação a cônego e em seguida não muito tempo de anos, nos vem essa notícia pesada para seus familiares e amigos: Subiu ao céu sem nos prevenir! Sem relembrar do quanto seus parentes e amigos iriam sofrer com a sua ausência. 

Quem foi padre cônego Eronildo para nós? 

Um homem íntegro em todos os aspectos da vida, desde criança era modelo de aluno na escola. E sua sede de sempre aprender acabou levando-o a Roma para aperfeiçoar os seus estudos teológicos adquirindo o doutorado em Teologia. E para que ele estudou tanto? A resposta dele ao papa que um dia lhe perguntou foi: para ser professor no seminário de minha diocese. O papa aprovou com um sorriso! E aí está patente sua grande vocação de professor. Ordenado sacerdote abrangeu com toda a sua vocação o seu testemunho e sua entrega total a seu Deus. Homem de fé sempre esteve ligado ao exercício do sacerdócio com muita convicção de fé. 

Como eu lhe admiro meu querido amigo e irmão no sacerdócio. 

Gravei até hoje a linda expressão que você pronunciou no momento logo após a sua ordenação sacerdotal: “Há muito que eu esperava ansioso por esse momento!” E por que Eronildo apenas com 60 anos partiu para a eternidade? Não sei, mas penso que o texto de Hebreus 11 serve-me de reflexão que resumo nesta ocasião nas seguintes palavras: “Fez muito em pouco tempo, por isso Deus o chamou, porque este mundo não era digno dele”. 

Fique com Deus, meu amigo! 


Pe. Guilherme Gomes

14/05/2025

Leão me tranquilizou!

 

Leão me tranquilizou! 


Com a morte do papa Francisco confesso que fiquei pensativo sobre o futuro da Igreja. Quem poderá ser o papa que siga as pegadas de Francisco? Isso me inquietou durante uns 15 dias. Iniciado o conclave para escolha do novo pontífice a ansiedade me perturbou. 

Fumaça branca, abemus papa, a angustia surgiu na mente: quem será ele? Mais de uma hora de espera, chegou Leão XIV na sacada do Vaticano. De olhos marejados em lagrimas pela emoção de sua escolha feita pelos cardeais para o ministério universal da Igreja Católica, fez seu primeiro pronunciamento trazendo ao mundo em poucas palavras o roteiro do apostolado petrino – a palavra-chave de saudação de Jesus: A PAZ ESTEJA COM TODOS VOCÊS! E indicou o caminho a seguir no seu pontificado: lutar pela implantação contínua do reinado de Jesus que disse: “Meu reino não é deste mundo” (cf. Jo 18,36). 

Assim, o papa assume esse caminho, indicando com isso o seu trabalho de orientação e governo da santa mãe Igreja Católica no mundo inteiro. 

O papa Leão XIV tranquilizou o meu espirito! 


 Pe. Guilherme Gomes

06/05/2025

Controle da violência

Controle da violência


Amigo leitor, em continuidade com o artigo publicado anteriormente (o despertar do povo) e a respeito do controle da violência em nossas cidades e a situação dos presídios faço a seguinte reflexão e sugestão...

O Brasil gasta anualmente 23 trilhões de reais em presídios, o que fazer? Penso como sugestão o seguinte: os presídios selecionariam grupos de 40 a 50 pessoas para a formação humana, o trabalho agrícola e profissionalizante. Essas pessoas deveriam nesse processo se mostrar pessoas de boa educação cívica e religiosa. Recuperados seriam libertados com essa advertência: evite repetir crimes, do contrário vocês retornam à prisão com sentença de pena máxima que a lei brasileira permite. Repetiriam o mesmo processo com mais outros grupos de pessoas com a mesma pedagogia. Procedendo assim, o país os contratariam, e aos poucos a violência provocadas por situações e circunstâncias adversas no Brasil cessaria.

Como a violência acontece normalmente por falta de trabalho, criar oportunidades com mão de obra remunerada é preciso. Que cada cidade tenha postos de trabalho para todos os seus habitantes, assim sendo, sugiro que os prefeitos criem em suas cidades mais trabalhos para os moradores. Dada a dificuldade de conseguir trabalho para todos sugiro também criar grandes roçados onde quem não consegue trabalho na cidade pode trabalhar por conta própria no roçado devidamente preparado para se desenvolver uma boa agricultura. Assim agindo não há porque haja pessoas em situações de vulnerabilidade praticando crimes e tirando o sossego, a paz das famílias no município e desse modo, a violência acabaria.

A Terra é grande, uma boa administração não esquenta a cabeça e isso pode ser feito em todo país.

Pe. Guilherme Gomes

02/05/2025

O despertar do povo

Tendo em vista o imenso abismo financeiro entre o Congresso Nacional e o povo brasileiro, resolvi escrever essa observação. Começo por essa pequena constatação feita há uns anos atrás em ambientes violentos do Brasil. Uma pesquisa que foi feita entre pessoas vulneráveis que questionados com a pergunta: “Por que você entrou na marginalidade?” A resposta foi unanime entre cada entrevistado: “Quando eu via minha mãe na hora do café da manhã chorando por não ter o alimento para meus irmãos, eu resolvi roubar para ajudar minha família”. Eu pergunto: Como entender uma situação dessa em um país que é rico em alimentos e grande cobrador de impostos? Está faltando uma administração adequada por parte do nosso Congresso Nacional. 

Veja você: todo brasileiro paga impostos diariamente e este dinheiro que os brasileiros entregam ao governo formam o grande capital para ser distribuído entre a população brasileira de maneira justa. Eu exemplifico esse dinheiro como um bolo feito por uma mãe para o comemorar o aniversário de um dos filhos, ela divide esse bolo em pedaços iguais, nenhum filho tem o privilégio de pegar o pedaço maior. Assim deve ser a distribuição do dinheiro que entregamos ao Governo através de impostos. A administração desse dinheiro é feita pelo Congresso Nacional, lamentavelmente os nossos deputados e senadores. 

O salário entre o povo e eles tem uma diferença exorbitante. Cada um deles recebem um salário de 44 mil reais mais privilégios que somam uma boa quantia, e o povo? O povo fica com apenas um salário mínimo no valor de 1.518,00 (01/02/2025), isto está certo? Isso significa que nosso povo precisa melhorar a qualidade de nosso políticos. O povo escolhe os governantes através do voto. Temos que escolher melhor os candidatos, precisamos acompanhar os seus trabalhos e propostas para saber qual político deve ser trocado. 

O POVO É SOBERANO! Precisamos ter consciência disso e afirmar: o político é empregado do povo, se um político não serve, devemos trocar. Essa situação é uma violência e deve acabar.


Pe. Guilherme Gomes.

30/04/2025

Vida em comum


Constatando a tremenda falta de amor na sociedade atual resolvi dar essas sugestões a quem interessar. A sugestão da Bíblia Sagrada: os cristãos tinham uma vida em comum (At 4,32). Penso assim: com um terreno de 7 hectares onde as pessoas iriam morar vivenciando o exemplo dos apóstolos, os moradores do terreno adotariam um sistema comum: o dinheiro de cada um era colocado à disposição de todos, e todos iriam cultivar a terra de maneira natural sem nenhum tipo de agrotóxico, iriam plantar o que servisse de alimentos ricos em nutrientes, frutíferas e lavouras. Criar galinhas para o fornecimento de ovos para a comunidade e também para venda. Plantariam árvores e plantas medicinais. Para tudo isso, convidaríamos um técnico em agroecologia para ter orientações da maneira certa de tocar a agricultura. A prioridade é libertar a terra de eventuais agrotóxicos que pudessem ter sido colocados na terra. A comunidade deveria ter a sua disposição o maquinário necessário para a condução técnica da roça, maquinário próprio ou através da prefeitura. O grupo deve construir um grande galpão para efetuação de palestras, orações e lazer, promover evangelização das comunidades vizinhas, fazer cercas seguras para evitar possíveis invasões de pessoas estranhas, ter um ou mais cachorros para defender e proteger o ambiente. Esse estilo de vida pode ser aplicado também em qualquer empresa, exemplo: uma empresa de confecção com qualquer valor de mercadoria poderia dividir seu lucro por igual com todos da empresa. O mesmo poderia ser feito com empresas de ônibus e o lucro seria dividido em comum de maneira que todos teriam um salário por igual. Se a moda pega, se as empresas começassem a fazer assim, teríamos a volta do amor, amizade e tudo o que é bom. 

 Pe. Guilherme Gomes

25/04/2025

Nosso papa foi pro céu

 A morte foi absorvida na vitória! Morte onde está a tua vitória? Morte onde está o teu aguilhão? Como diz são Paulo, também nosso papa não deu bola para a morte. Pelo contrário quando sentiu que a morte se aproximava agradeceu ao seu enfermeiro que cuidava dele dia e noite e emitiu as instruções para a realização de suas exéquias. Seu sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior, indicando o local certo. A preferencia por esse local se prende ao fato de que ao partir ou chegar de uma viajem pastoral ia pedir ou agradecer a Deus nessa Basílica. Aguardou com tranquilidade o momento da partida. O santo padre foi ocupar no céu o lugar que Jesus lhe reservou quando disse no evangelho de João as seguintes palavras: “na casa de meu Pai há muitas moradas, e se não fosse assim eu vos teria dito, pois vou preparar-vos um lugar e, quando for e vos tiver preparado o lugar a fim de que onde eu estiver estejais vós também” (cf Jo 14,2-4).

Pelo seu histórico, Francisco, sendo padre, arcebispo, cardeal e papa sempre exerceu com dignidade e maestria a sua vida cristã. Não perdemos o nosso papa: ganhamos mais um santo no céu. Obrigado querido papa Francisco pelo exercício do seu ministério pontifício em favor dos irmãos e irmãs sobretudo os bem mais carentes. Muito obrigado por tudo santidade, pelo que o senhor foi para a Igreja de Jesus Cristo e para o povo dos excluídos.

Vai com Deus, Jorge Mario Bergoglio!

Vai para Deus, santidade!

Vai para Deus papa Francisco!

Pe. Guilherme Gomes

18/04/2025

Pobre homem


Pobre homem 

 A Bíblia Sagrada tem uma expressão que de certa maneira leva a gente a titubear na busca da nossa felicidade, do nosso bem-estar, Eis o que ela diz: “[...] Deus fez o homem correto, mas o homem inventa muitas complicações” (Ecle 7,29b) e constatamos isso vendo o comportamento da sociedade: fábricas de armas, agrotóxicos e vários produtos que provocam a morte para o povo e a natureza está ferida por causa das pessoas gananciosas que só pensam em dinheiro. Para essas pessoas Deus não tem vez daí o desastre da vida humana. Então, só o amor é a solução para vivermos bem! É voltarmos decididamente para Deus, porque só em Deus encontramos tudo certo. Sem Ele nada feito! Sem Ele não pode existir a felicidade humana que todos aspiramos! Concorda? Deus fez e faz tudo certo, nós é que complicamos! 

Pe. Guilherme Gomes.

09/04/2025

Voltar a viver

 É do conhecimento de todos como o ser humano praticamente não consegue viver, não consegue ter sossego na vida moderna. Não é brincadeira! Há sempre aquela sensação de que a qualquer momento ao sair na rua pode ser roubado ou até mesmo morto. A insegurança é geral. Lembro-me das bonitas serestas que tínhamos no passado na praça da matriz em Caruaru. Hoje, isso não é mais possível, pois quem arriscar a praticar e ver uma seresta ou mesmo um evento de lazer qualquer na rua no mínimo vai perder o telefone celular. O ladrão leva! Isso é vida de gente? Literalmente perdemos o sossego, perdemos a alegria de viver.

Sabe por que isso acontece? É porque o ser humano assumiu a posição do povo que adorou o “bezerro de ouro” enquanto esperava a descida de Moisés do monte Horeb, quando trazia consigo as tábuas da Lei. Nos pés do Horeb se prostrarão diante de um ídolo de metal que fizeram, eles trocaram a “Glória de Deus” pela imagem de um “boi” comedor de capim. Confira Ex 32,1-35; Salmo 115. O temor a Deus, o respeito ao próximo e a convivência saudável que gera segurança não existem mais...

O ser humano de hoje está fazendo pior que aqueles, que adoraram o tal bezerro de ouro, estão trocando a Glória de Deus por um pedaço de papel colorido, ou seja, pelo dinheiro. E as relações entre as pessoas se fragilizaram. E Jesus nos advertiu que Deus e o Dinheiro (ídolo) não combinam quando se trata de o servir (Mt 6,24). As Escrituras diz que a raiz do mal é o amor ao dinheiro enquanto ídolo… (1Tm 6,10)

Aí está o segredo da “desgraça” da humanidade: largamos Deus, e sem Ele, nada feito.

Como ser fiel a Deus e usar o dinheiro corretamente e acabar com a violência, com a insegurança, e ter temor a Deus? Deixo aqui essa reflexão e o meu convite a todos vocês leitores: Voltemos para o nosso Deus! O dinheiro é apenas um instrumento de trabalho.


Pe. Guilherme Gomes.