06/01/2026

Carta Aberta ao Povo de Petrolândia PE

 

Carta Aberta ao Povo de Petrolândia PE 


Caruaru 15 de dezembro de 2025 

Caríssimos habitantes de Petrolândia. 

Sou monsenhor Guilherme Gomes da Silva, conhecido por padre Guilherme, conterrâneo de vocês. A maioria de vocês não me conhecem. Veja minha pequena história: nasci no sítio chamado Várzea Alegre, as margens do rio São Francisco, em 07/ 03/1937, hoje, estou hoje com 88 anos de idade. Sou filho de um casal: José Gomes da Silva e Rosa Gomes de Souza, ele pernambucano e ela baiana. Cresci pescando no rio São Francisco, trabalhando na roça, (com seis anos papai me deu minha primeira enxada fiquei tão feliz), pastoreando ovelhas e bodes. Fiz minha primeira comunhão na igreja Sagrado Coração de Jesus em Barreiras, com quase 14 anos, fui para o seminário de Pesqueira, conduzido pelo padre Pedro Haseruth, da Congregação Missionária de São Vicente. Passei 3 anos em pesqueira e fui transferido para João pessoa. No dia 5 de setembro de 1964, na igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Caruaru, fui ordenado sacerdote pelo senhor bispo diocesano Dom Augusto Carvalho. No dia 7 de setembro celebrei minha primeira missa na igreja do Sagrado Coração de Jesus em Barreiras. No dia seguinte, celebrei a minha segunda missa na igreja de São Francisco em Petrolândia, aqui iniciou o meu drama: vocês me pediram para eu ficar com vocês em Petrolândia. Tive que dar um lamentável não a meu povo. Expliquei que tinha sido transferido da diocese de Pesqueira para diocese de Caruaru, atendendo ao pedido do meu ex-reitor de Pesqueira nomeado bispo de Caruaru. A diocese de Caruaru estava bastante carente de seminarista. Foi essa desculpa que apresentei a vocês naquele tempo. Mais intimamente fiquei comprometido com o povo de Petrolândia. Hoje, estou cumprindo esse grande desejo: Está junto de vocês! E por meio desses subsídios religiosos que representam praticamente uma semana de missão, trago uma palavra de estímulo, de fé, esperança e caridade. A recebam como sendo a realização do meu compromisso evangelizador com meu povo. Desculpe-me pela demora: 61 anos depois de ordenado. Eu amo vocês. 


Observação: a missão continua através das minhas redes sociais: no Facebook, no Instagram e no blog: Acesse essas plataformas e procure por: Monsenhor Guilherme Gomes. Estaremos sempre em contato. 

 Assinado: Pe. Guilherme Gomes da Silva.

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde, Monsenhor Guilherme Gomes é um exemplo de pessoas pra todos nós. Eu sou muito grata a Deus por conhecer, e aprender com ele muitos ensinamentos.

Anônimo disse...

Eu acabei de publicar uma verdade .Marta Suely

Anônimo disse...

Que história linda monsenhor Guilherme nós também lhe amamos um cheiro no seu coração ❤️