Carta Aberta ao Povo de Petrolândia PE
Caruaru 15 de dezembro de 2025
Caríssimos habitantes de Petrolândia.
Sou monsenhor Guilherme Gomes da Silva, conhecido por padre Guilherme, conterrâneo de vocês. A maioria de vocês não me conhecem. Veja minha pequena história: nasci no sítio chamado Várzea Alegre, as margens do rio São Francisco, em 07/ 03/1937, hoje, estou hoje com 88 anos de idade. Sou filho de um casal: José Gomes da Silva e Rosa Gomes de Souza, ele pernambucano e ela baiana. Cresci pescando no rio São Francisco, trabalhando na roça, (com seis anos papai me deu minha primeira enxada fiquei tão feliz), pastoreando ovelhas e bodes. Fiz minha primeira comunhão na igreja Sagrado Coração de Jesus em Barreiras, com quase 14 anos, fui para o seminário de Pesqueira, conduzido pelo padre Pedro Haseruth, da Congregação Missionária de São Vicente. Passei 3 anos em pesqueira e fui transferido para João pessoa. No dia 5 de setembro de 1964, na igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Caruaru, fui ordenado sacerdote pelo senhor bispo diocesano Dom Augusto Carvalho. No dia 7 de setembro celebrei minha primeira missa na igreja do Sagrado Coração de Jesus em Barreiras. No dia seguinte, celebrei a minha segunda missa na igreja de São Francisco em Petrolândia, aqui iniciou o meu drama: vocês me pediram para eu ficar com vocês em Petrolândia. Tive que dar um lamentável não a meu povo. Expliquei que tinha sido transferido da diocese de Pesqueira para diocese de Caruaru, atendendo ao pedido do meu ex-reitor de Pesqueira nomeado bispo de Caruaru. A diocese de Caruaru estava bastante carente de seminarista. Foi essa desculpa que apresentei a vocês naquele tempo. Mais intimamente fiquei comprometido com o povo de Petrolândia.
Hoje, estou cumprindo esse grande desejo: Está junto de vocês! E por meio desses subsídios religiosos que representam praticamente uma semana de missão, trago uma palavra de estímulo, de fé, esperança e caridade. A recebam como sendo a realização do meu compromisso evangelizador com meu povo.
Desculpe-me pela demora: 61 anos depois de ordenado. Eu amo vocês.
Observação: a missão continua através das minhas redes sociais: no Facebook, no Instagram e no blog: Acesse essas plataformas e procure por: Monsenhor Guilherme Gomes. Estaremos sempre em contato.
Assinado: Pe. Guilherme Gomes da Silva.
3 comentários:
Boa tarde, Monsenhor Guilherme Gomes é um exemplo de pessoas pra todos nós. Eu sou muito grata a Deus por conhecer, e aprender com ele muitos ensinamentos.
Eu acabei de publicar uma verdade .Marta Suely
Que história linda monsenhor Guilherme nós também lhe amamos um cheiro no seu coração ❤️
Postar um comentário