06/05/2025

Controle da violência

Controle da violência


Amigo leitor, em continuidade com o artigo publicado anteriormente (o despertar do povo) e a respeito do controle da violência em nossas cidades e a situação dos presídios faço a seguinte reflexão e sugestão...

O Brasil gasta anualmente 23 trilhões de reais em presídios, o que fazer? Penso como sugestão o seguinte: os presídios selecionariam grupos de 40 a 50 pessoas para a formação humana, o trabalho agrícola e profissionalizante. Essas pessoas deveriam nesse processo se mostrar pessoas de boa educação cívica e religiosa. Recuperados seriam libertados com essa advertência: evite repetir crimes, do contrário vocês retornam à prisão com sentença de pena máxima que a lei brasileira permite. Repetiriam o mesmo processo com mais outros grupos de pessoas com a mesma pedagogia. Procedendo assim, o país os contratariam, e aos poucos a violência provocadas por situações e circunstâncias adversas no Brasil cessaria.

Como a violência acontece normalmente por falta de trabalho, criar oportunidades com mão de obra remunerada é preciso. Que cada cidade tenha postos de trabalho para todos os seus habitantes, assim sendo, sugiro que os prefeitos criem em suas cidades mais trabalhos para os moradores. Dada a dificuldade de conseguir trabalho para todos sugiro também criar grandes roçados onde quem não consegue trabalho na cidade pode trabalhar por conta própria no roçado devidamente preparado para se desenvolver uma boa agricultura. Assim agindo não há porque haja pessoas em situações de vulnerabilidade praticando crimes e tirando o sossego, a paz das famílias no município e desse modo, a violência acabaria.

A Terra é grande, uma boa administração não esquenta a cabeça e isso pode ser feito em todo país.

Pe. Guilherme Gomes

Nenhum comentário: