26/05/2025

Esclarecimento

Esclarecimento 


Trago aqui um esclarecimento para os católicos e para quem interessar possa. 

Atenção católicos: 

Os nossos irmãos separados denominados protestantes ou evangélicos descobriram um truque para quem não conhece suficientemente a Bíblia Sagrada ser facilmente enganado, por esses irmãos. Trata-se do termo “idolatria”. 

E assim quando um crente quer puxar um católico para o grupo religioso dele, sabendo que os católicos normalmente desconhecem o conteúdo geral da Bíblia Sagrada vem com aquela conversa mais ou menos assim: “os padres estão butando vocês no inferno. Ele incentiva você para adorar imagem de santo”. E aí mostram o texto bíblico e dizem: “veja o que diz a palavra de Deus em Êxodo 20, 1 a 5: 

 “Então Deus pronunciou todas estas palavras: “Eu sou Javé seu Deus, que fiz você sair da terra do Egito, da casa da escravidão. Não tenha outros deuses diante de mim. Não faça para você ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra. Não se prostre diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos; mas quando me amam e guardam os meus mandamentos, eu os trato com amor por mil gerações.” 


E arremetem: “Olha aí, os padres estão incentivando o culto a imagens de santo, isto é idolatria, ou seja, os padres estão afastando você de Deus, estão levando você para o inferno. Venha receber Jesus como seu único Salvador em nossa igreja” 

Só que o crente está equivocado ou enganado nessa conversa com você! Por que? É porque a passagem a que acima eles se referem na Bíblia está dizendo que não se pode adorar “ídolos” e não simplesmente fazer imagem. 

E o que é “ídolo”? É uma imagem ou estatua de animal qualquer considerado “deus”. Isso acontecia muito no passado longínquo. Há muitas passagens na Bíblia mostrando isso! 

Então, na revelação de Deus, Ele insiste: “[..] Eu Sou o Único Deus! […] não terás outros deuses diante de mim!” (Ex 20,2a. 3). Portanto, Deus não proibiu fazer imagens, proibiu sim, fazer imagens de ídolos. A prova é tanto que o próprio Deus mandou fazer a imagem de dois querubins para colocar em cima da Arca da Aliança – confira, Êxodo 25, 10-22s. 

Também mandou fazer uma serpente de bronze para que quando alguém fosse mordido de cobra olhasse para ela e ficasse curado – confira, Números 21, 4-9. Ainda a propósito da serpente de bronze, o próprio Jesus se comparou a ela quando disse: “Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. Assim, todo aquele que acreditar nele terá vida eterna.” (cf. Jo 3,14-15). 

A imagem de nossos santos da Igreja Católica revela apenas o nosso carinho aos irmãos que já são canonizados e estão no céu. Esse carinho (de fazer imagem) é nossa homenagem a semelhança daquela fotografia de alguém, um enter querido que já se foi e por meio da foto guardamos sua memória e honramos nossos ancestrais. Não tem nada haver com idolatria - isto é “conversa” de protestante… entendeu? É isso ai! 


 Pe. Guilherme Gomes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Certíssimo Monsenhor Guilherme vamos despertar este povo.