14/07/2025

Escolher seu candidato

Escolher seu candidato 

Como sabemos o ano de 2026 é tempo de eleição. Escolheremos o presidente, os parlamentares estadual e federal e governador de cada estado (Quero lembrar os critérios para uma boa escolha: pessoas de bem nos aspectos culturais, com sensibilidade para com o povo e pessoa de fé). 

Vamos ver os governantes atuais. Eles estão exercendo o mandato em função do povo ou deles mesmos? Veja como está atuando o candidato que você escolheu na última eleição. Consulte as redes sociais deles, converse com amigos e veja se esse candidato merece ou não ser reeleito. 

Os candidatos que moram longe, você procura saber quem é ele através de informação de pessoas conhecidas que moram na cidade desse candidato. Não tendo parente ou conhecido da tal cidade ligue para pessoas de confiança como o padre ou o bispo. 

Veja pelo rádio ou TV ou mesmo nas redes sociais os comentaristas políticos sobre aquele candidato. Uma boa sugestão: escutar e seguir comentaristas políticos através de rádio, TV, redes sociais, etc. Isso ajuda a conhecer o cenário político e os candidatos.


07/07/2025

Como aceitar?

Como aceitar? 


O salário mínimo no Brasil em 04/06/2025 é de 1.518 reais. Algumas pessoas recebem também o Bolsa Família no valor de 600 reais, total do salário mais o Bolsa Família é de 2.118 reais. Será que esse valor é suficiente para uma pessoa passar o mês confortavelmente? Digo das pessoas que tem essas duas fontes de renda, pois, a grande maioria da população, sobretudo os pobres dos pobres, só tem mesmo por certo, o Bolsa Família. Ora, segundo o DIEESE, o salário para uma pessoa hoje no Brasil, deveria ser de pelo menos 7.067 reais. 

 Você percebe a diferença? 

A Constituição brasileira afirma no artigo 7º, inciso IV, de 1988, que o salário mínimo fixado por lei nacionalmente unificado é capaz de atender as suas necessidades vitais básicas e as de sua família. Necessidades como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social com reajustes sindicais que lhe preserve o poder aquisitivo. 

Será que nossos deputados não conhece esse artigo da Constituição? Creio que conhecesse. Então, podemos lhe dizer: Parem de fazer conta que não existe! Parem de sugar o povo! Suas condutas só demostram exatamente o “por quê” do povo ter apenas salário “tão” mínimo. 

Acha você, leitor, que o Congresso está fazendo corretamente o seu papel maior que é cuidar do bem-estar do povo brasileiro? 

Olhando esse contexto e circunstâncias que estamos vivendo no país, parece-me exatamente o contrário, estamos precisando trocar esses congressistas por outras pessoas que sejam mais sensíveis e a favor do povo. 

Vocês não acham que sim? 


 Pe. Guilherme Gomes

01/07/2025

Como aceitar?


Como aceitar? 

Segundo as pesquisas mais recente feita pela ONU, o Brasil, tem 8,7 milhões de pessoas passando fome.

Por que isso acontece, meu Brasil? Veja você, desde que se teve a presença de Cabral em 1.500 aqui e foi enviada uma carta ao rei dom Manoel escrita por Pero Vaz de Caminha, onde está escrita que: “a terra é fértil, em se plantado tudo dá”, este país não foi mais o mesmo. 

E hoje a julgar pela ação dos nossos parlamentares, dá para explicar bem, porque coloca-se muito veneno em nosso solo, em nossos rios.

Os latifundiários além de ocupar muita terra, manda mais alimentos para fora do país do que para nosso povo aqui dentro. E assim, o nosso povo vai sendo cada vez mais um povo necessitado. 

E os políticos? Parecem insensível a tudo isso! 

Não dá para aceitar. 


Pe. Guilherme Gomes