25/08/2025

Mulher

 

Mulher 


Certa vez um padre perguntou a um grupo de freiras: você sabem por que Deus criou primeiro o homem? As freiras não souberam responde, e ele acrescentou: é porque Deus não queria pitaco. E as freiras ficaram caladas! Mas em seguida, uma delas falou para o padre: você sabe mesmo por que Deus criou, primeiro o homem? O padre ficou calado e ela acrescentou: é porque Deus fez primeiro o rascunho! Todos caíram em risos! 

Nem uma coisa, nem outra! Deus quando quer fazer alguma coisa, simplesmente faz. Então, como apareceu a mulher? Por que Deus a criou? 

Eis o que nos ensina a Bíblia Sagrada: Deus, depois que criou todos os animais da terra, levou-os à presença do homem. E vendo o homem todos os animais, deu nome a cada um, porém não achou uma companhia que lhe correspondesse. Então, Deus viu que não era bom o homem está só e resolveu fazer uma companhia e desse modo criou Deus a mulher. 

Veja, então, porque Deus criou a mulher. Para ser uma companheira do Homem, para formar com ele um casal perfeito e dentro do amor serem felizes e gerarem a humanidade. 

Portanto, Deus criou o homem e a mulher para viverem felizes. Então, veja bem, a mulher é para completar a felicidade do homem e vice versa de modo que no amor se perpetuam. A mulher é o ser mais bonito do mundo! Ambos homem e mulher são o coroamento da criação e o fechamento da Obra de Deus. 

Ela, a mulher, é quem com o seu companheiro dá a vida, gerando a nova humanidade. Com ela o gênero humano se multiplica, ela é a rainha da Natureza, a procriadora e a educadora da Humanidade. 

Viva à Mulher! 


 Pe. Guilherme Gomes

18/08/2025

Pretensa autoridade

 

Pretensa autoridade

Na sua opinião esse mundo tem mais gente ruim ou gente boa? A reflexão teológica aponta para a existência de um ser que tentou ser igual a Deus: o Satanás. 

Quem é ele? É um anjo mais belo e mais inteligente entre os anjos que Deus criou. Esse anjo cultivou lamentável sentimento de vaidade em que resolveu ser igual a Deus. Pretensão totalmente inviável segundo Apocalipse. Houve uma batalha no céu e são Miguel o príncipe da milicia celeste enfrentou o Satanás e seus companheiros e os precipitou no inferno. São Miguel dizia: “Quem como Deus?” 

Resultado: o anjo que queria ser tão importante tornou-se a pior personalidade. Tornou-se a liderança de tudo que é ruim para a humanidade. Seu trabalho é puxar a maior quantidade possível de gente para morar e sofrer com ele no inferno. 

Jesus o chama de “Príncipe deste mundo” que já está julgado e vencido (cf. Jo 16,11) e ainda Jesus diz: “Eu venci o mundo!” (cf. Jo 16,33). 

Agora eu lhe pergunto: Você segue o Deus Criador, que conserva tudo que existe da melhor forma que você conhece? Ou serve a Satanás na sua realidade de fracasso que engana e que lhe tenta convencer para viver com ele, em seu convívio? 

Como diz padre Zezinho em sua bela canção: “A decisão é tua!” 

Pe. Guilherme Gomes

12/08/2025

Quem é Deus?


Quem é Deus? 


A primeira pergunta do Pequeno Catecismo da Doutrina Cristã é: Quem é Deus? E a resposta é: Deus é um Espírito perfeitíssimo, eterno, criador de todas as coisas visíveis e invisível. 

Vejamos, então: Quem chamou você à Existência? Quem lhe oferece o ar? Quem lhe oferece a água? Quem lhe oferece a variedade dos alimentos? Quem lhe faz crescer? Quem lhe deu a inteligência, em fim, quem lhe traz felicidade e o retorno ao altar da vida, pelo processo da morte, para o convívio com Ele numa eternidade feliz? Jesus declarou a mulher samaritana: “Deus é Espírito” (Jo 4,24) e são João por sua vez afirma na sua Carta 1Jo 4,6: “Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus nos ouve, quem não é de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espirito da verdade e o espirito do erro.” 

Esse Espirito é perfeitíssimo como diz o Catecismo, ou seja, Deus não tem defeito. Ele é o Eterno, ou seja, sempre existiu e sempre existirá. 

Este Deus que lhe fez e que tudo lhe dá cobra de você a reciproca, ou seja, seu amor total à Ele. 

 Pe. Guilherme Gomes.