14/01/2014

Respirar

        Há poucos dias um amigo, já com mais de 40 anos, me dizia: "eu pensava que sabia respirar; só agora é que prendi". E eu me lembrei que, de fato, uma boa respiração é de importância capital para o bom desempenho de nosso organismo.
         Normalmente fazemos exercícios respiratórios nos momentos de educação física, particularmente no exercício de aeróbica.
         Mas o bom mesmo, é realizar a respiração completa independente de estarmos ou não em momentos de exercício. Se quiser recordar como se respira bem, veja uma criança dormindo; observe o vai-e-vem do seu pequeno abdômen.
         Mas parece que nós adultos temos vergonha de nosso movimento abdominal, como se fosse uma coisa feia. lembremo-nos de que alterar o ritmo da vida é acelerar o processo de doença e consequentemente da morte.
         Estou lhe apresentando, pois, esta sugestão: Avalie sua maneira de respirar. Aquela nossa habitual respiração curta é insuficiente para um bom funcionamento orgânico. As trocas gasosas (Gás Carbônico e oxigênio) ficam prejudicadas, sobretudo em nossas células. E dai podem surgir doenças. A respiração ideal é a diafragmática que preenche toda a capacidade pulmonar.

Nenhum comentário: