27/02/2015

Explicando...

Conversando com um amigo sobre o tema do nosso artigo anterior – a droga maior – ele me fez este questionamento: Como se pode erradicar o pecado se a Bíblia diz que não há um só justo, todos pecaram (cf. Rm 3,10), que nossa mãe nos concebeu em pecado (cf. Sl 51,7), que não há quem não peque (cf. 1Rs 8,46), dá até a entender que o justo peca sete vez por dia (cf. Pr 24,16)?
            Sim, mas isso é mais uma linguagem do Antigo Testamento quando a Lei não tinha força para justificar. O justo da época era mais numa linha de legalidade externa, sem a transformação interior (cf. Rm 8,3).
            Com a presença de Jesus no mundo a coisa mudou. Por sua paixão, morte e ressureição Ele venceu o pecado básico da humanidade (o chamado pecado original) e deu ao ser humano a força, a competência, para vencer também os pecados atuais e pessoais.  Por isso Ele tem toda a autoridade de dizer: Sede perfeitos como o Pai celestial é perfeito (cf. Mt 5,20). E para a mulher apanhada em adultério: Eu não te condeno. Vá e não peques mais (cf. Jo 8,11). E ainda para o paralitico da piscina Betesda: Eis que ficaste curado. Não peques mais para não te acontecer coisa pior (cf. Jo 5,14) .
            Acha você que Jesus ia exigir desse pessoal (e de nós) o impossível? Claro que não; se Ele exige é porque é possível. Deus não permite que sejamos tentados acima de nossas forças (cf. 1Cor 10,13). E Paulo diz que implorou ajuda de Deus na solução de seu problema e teve esta resposta: Basta-te a minha graça (cf. 2Cor 12, 8).
            Então o que nos está faltando? É a firme vontade e decisão de cumprir os mandamentos divinos. Pois, afinal de contas, vencer o pecado é simplesmente fazer a vontade de Deus expressa nos mandamentos.
            Para resolver esta parada precisamos aceitar a orientação de Jesus: “Amarás o Senhor teu Deus, com todo o teu coração, com toda tua alma e com toda tua mente... (e amarás o próximo como a ti mesmo)” (cf. Mt 22,37-39). E é como diz o livro do Deuteronômio: “esta lei que hoje te imponho (...) está bem ao teu alcance, está em tua boca e em tua mente, para poderes cumpri-la”. (Dt 30 ,11-14).
            Então a questão é querer. Evitar o pecado mortal (a droga maior) a todo custo e o venial (que não chega a desligar totalmente de Deus) coloque-o na programação para acabar com ele também (cf. 1Jo 5,16-17). Caso contrário ele vai gerando outros pecados que poderão redundar em pecado grave. Pois, como diz a Bíblia: um abismo atrai outro abismo (cf. Sl 42,8).

            Resumindo: Empenhar toda a força do seu Ser na realização do amor e tudo mais vai dar certo. Desaparecerá todo tipo de droga e a paz acontecerá. Só há este caminho. Quem ama não faz o mal (cf. Rm 13, 10).

Nenhum comentário: