11/03/2016

Sanear-se

O Sr. José Antônio de Oliveira autor do hino oficial da Campanha da Fraternidade deste ano de 2016, afirma em sua composição literária que “O saneamento de um lugar começa por sanear o próprio coração”.

Acho que o Sr. José Antônio tem razão.  Ninguém dá o que não tem. Se meu coração está poluído não tenho moral para pretender despoluir o ambiente. Pois se faço parte da sujeira... e ela é a pior sujeira porque é a sujeira interior, a sujeira da alma. É Jesus quem nos assegura isso. Ele diz: “É do coração que procede más intenções, assassinatos, adultérios, prostituição, roubos, falsos testemunhos e difamações (...) são essas coisas  que tornam o homem impuro” (cf. Mt 15,11-20)

Esses defeitos, que por si já são ruins, produzem muito mais coisas ruins, inclusive a poluição dos vários ambientes de uso publico.

Daí o convite para todos nós que habitamos a Terra, nossa Casa Comum: tiremos a sujeira de dentro de nós mesmos e marchemos firmes na luta pelo saneamento de nossas cidades e do mundo inteiro. Pois, afinal de contas, Deus nos deu a Terra como o grande paraíso que devemos zelar e tirar dele, de maneira sensata e responsável a nossa própria subsistência. É uma questão de responsabilidade pessoal, coletiva e, sobretudo, politica.


Deus nos deu tudo para nossa felicidade. Para que perturbar o plano divino e nos tornarmos infelizes? Juízo, gente! 

Nenhum comentário: