17/02/2017

Congresso Mariano


           
A Diocese de Caruaru, seguindo a indicação da CNBB que proclamou o período de 12 de outubro de 2016 a 11 de outubro de 2017 como Ano Mariano Nacional, decidiu realizar um Congresso Mariano Diocesano que começa hoje (17/02/2017) em Gravatá – PE passo a você o texto introdutório da promoção do evento: “A igreja do Brasil proclamou  2017 como  Ano Mariano Nacional. A iniciativa celebra os 300 anos do encontro da imagem de nossa Senhora da Conceição Aparecida (1717) e os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima (1917). A Diocese de Caruaru sensível aos apelos da Igreja no Brasil promove o Congresso Mariano Diocesano na cidade de Gravatá. Durante três dias, de 17 a 19 de fevereiro, representações de todas as forças eclesiais se reunirão para celebrar; refletir, estudar e se formar sobre temas marianos mais atuais e buscando discernir modos de vivenciar o Ano Mariano. O caminho da reflexão já foi dado por Maria no Evangelho de João: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5), expressão que é o coração do evento. O Congresso, num clima de fé e de oração, procura então descobrir como traduzir em atos práticos a indicação da Mãe de Jesus. A iniciativa terá também momentos públicos de devoção mariana ( caminhadas, procissões, ofício, missa e celebrações) quando o Povo de Deus se unirá aos congressistas para celebrar as alegrias da “Serva do Senhor” (Lc 1,38). O Congresso contará com a presença de Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru e presidente do evento e que coordenará os trabalhos. Os assessores principais serão os padres João Carlos de Almeida (padre Joãozinho SCJ), autor de livros e CDs sobre temas marianos e Fábio José de Farias Leite SDB, mestre em Teologia pelo Instituto Marianum (Roma). Além desses, vários especialistas nas mais diferentes áreas e vindos dos mais diversos lugares ajudarão na reflexão e enriquecerão os momentos de estudo. O Congresso é um momento rico, oportunidade única de viver o tempo da graça do Ano Mariano e colocar-se em caminho “apressadamente para região montanhosa” (Lc 1,39) das periferias existenciais do nosso mundo levando aos corações humanos a alegria do Evangelho de Jesus. ’’

Programação:
Dia 17/02 - 18h – Saída das comunidades, simultaneamente, da Igreja Matriz das Graças (conduzindo a imagem de Nossa Senhora Aparecida) e da comunidade Canção Nova (conduzindo a imagem de Nossa Senhora de Fátima) para a praça Rodolfo de Morais, no centro de Gravatá. Saudação de Boas vindas aos congressistas pelo Sr. Bispo Diocesano Dom Bernardino Marchió. Caminhada para a quadra do instituto Nossa Senhora de Lourdes (Salesianas); celebração de abertura do Congresso.
Dia 18/02 - Programação reservada aos congressistas para estudo dos vários temas marianos. 19h grande caminhada luminosa para o Cruzeiro com meditação do terço e consagração da Diocese a Nossa Senhora. A seguir Festa do Povo animada pelo Padre Joãozinho.
Dia 19/02 – 8h - Prosseguem os estudos dos congressistas com as devidas conclusões. 12h – Missa de encerramento do Congresso com a participação popular. No instituto Nossa Senhora de Lourdes (Salesianas).


            Se você tem disponibilidade de tempo não perca o Congresso. Vai ser muito proveitoso.  

Nenhum comentário: