10/03/2017

Quem pode?

              O artigo II da Declaração Universal dos Direitos do Homem, reza assim no seu parágrafo l: “Todo homem tem capacidade para gozar dos direitos e das liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, região, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição.”
            Isso me faz lembrar da palavra de São Tiago no capítulo 2, versículos 15 a 16 de sua carta falando sobre a fé sem obras: “Se seu irmão ou irmã não tiver o que vestir e lhes faltar o necessário para a subsistência de cada dia, e alguém dentre vós lhe disser: “Ide em paz aquecei-vos e saciai-vos”, e não lhes der o necessário para sua manutenção, que proveito haverá nisso?”
            É o caso: você tem capacidade de gozar seus direitos. Mas quem de vocês pode levar a família para passar um final de semana na praia ou em outro ambiente de lazer? Pagar passagem, pagar hotel, pagar refeições, etc... Com que? Seu salário dá para isso? Parabéns; mas o salário do povão, com certeza, não dá.
            E ai? Reconhecem nossos direitos, mas tiram nosso dinheiro. Adianta? É a mesma coisa que oferecer pirulito a uma criança e na hora que ela for colocar na boca, tomar. E ainda falam de liberdade, de democracia, etc. Não é uma piada? E, diga-se de passagem, piada de mau gosto. Repito a expressão de Zezé de Camargo e Luciano: “Tá faltando consciência, tá sobrando paciência.”   

Nenhum comentário: