10/12/2021

Já se confessou?

 


Eu não conseguia entender porque Frei Damião de Bozzano quando estava em missão no Salgado (Paróquia de Nossa Senhora do Monte Carmelo) sempre perguntava a alguém que lhe pedia oração para curar sua doença: “Você já se confessou?” Eu ficava incucado pensando comigo mesmo: Por que essa pergunta? Que tem a ver confissão com doença? Ora, pecado é uma coisa, doença é outra. Nada a ver uma com a outra.

Isso me levou a pensar mais. Eu comecei a me lembrar de que graça é vida, pecado é morte. Ou seja: quem peca perde a graça (vida) entra na morte. Por que fica sem Deus que é a Vida (cf. Jo 15, 5) e perdendo a vida da graça a pessoa fica sem força para manter a vida do corpo.

Então o corpo sentindo o perigo que lhe acerca pelo risco de consumar a morte definitiva manda sua mensagem de alarme para a central de si mesmo (cérebro) responsável pela manutenção da integralidade da vida. Esse alarme que chamamos de doença na realidade é um sintoma que está dizendo: tem algo errado por aqui.

E o que é que tá errado? Está faltando a vida da graça no corpo. E Jesus que é a vida disse para todos: “Sem mim nada podeis fazer” (cf. Jo 15,1-6).

Foi quando entendi que Frei Damião de Bozzano estava certo. Se a pessoa pedia cura para sua doença então deveria logo se confessar para obter o perdão de Deus e assim ter a vida da graça de volta. Tendo a graça de volta a pessoa ficava habilitada para ter também a cura do corpo.

Você já tinha pensado nisso? Pois é, o frade estava certo.

Nenhum comentário: