24/06/2014

Tristeza?

foto da internet, meramente ilustrativa.
Uma de nossas internautas declarou-se ser uma pessoa triste.
Fiquei sensibilizado pela afirmação da amiga. Lembrei-me logo do poema de Vinicius de Morais que declara: “É melhor ser alegre do que ser triste. A alegria é a melhor coisa que existe.”  Também me lembrei da canção religiosa que diz: “ Não pode ser triste um coração que ama Cristo. Não pode ser triste um coração que ama Deus.”
            E agora eu me pergunto: porque essa amiga é uma pessoa triste? Note que ela usou o verbo no presente do indicativo: é uma pessoa triste; e não, estou triste, indicando uma situação passageira. Porque ser triste? Ela terá escolhido mesmo ser triste? O que estará acontecendo com a moça?
            Ora, tristeza é doença; é desequilíbrio no setor do emocional chegando-se a dizer até que é doença da alma. Sim, porque a alma se ressente das doenças do corpo vez que ela se faz um com o corpo tornando-se uma só pessoa, um só ser, o ser humano.
            Mas existem pessoas que gostam de ficar doente porque a doença é, para elas, um meio de chamar a atenção de alguém para si mesmas. É um pouco como a criança que chora só pra receber o carinho da mamãe. E isso até se compreende numa criança, mas no adulto... Adulto já é para ter sua personalidade formada ao ponto de não se deixar abater por certos problemas ou situações adversas que se apresentem na caminhada da vida.
            Então eu repito para a amiga internauta: Tristeza é doença, é desequilíbrio psicossomático. Se concorda com as sentenças do Vinícius e da canção religiosa acima citadas, minha sugestão é se tratar.

            Se prefere, no entanto, ser triste por uma questão de opção, então não sei como lhe desejar sucesso ou felicidade no seu estilo de vida. Pois entendo que tristeza é o tipo do negócio que não traz conforto pra ninguém. É difícil aceitar o que só faz mal. Carinho forçado não serve. Ou serve? Voltarei ao assunto. 

Nenhum comentário: