05/06/2015

Prazer ou Saúde?

Prazer ou saúde? Qual o melhor?  
            Convertei-vos!” (cf. Mt 3,17) Converter-se é sair do erro para a verdade, do pecado para a graça. E a conversão tem que ser plena: ela envolve  a alma e o corpo. É assumir a verdade do espírito e do corpo. É ter saúde total. É este o interesse de Jesus. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (cf. Jo 10,10). E é bom lembrar que tudo nesta vida exige sacrifício; até mesmo para comer indiscriminadamente o que é gostoso; gasta dinheiro com o petisco e, depois, vai gastar mais ainda com medico e com remédio. E isto sem falar do desconforto fisiológico que sofre. É a confirmação também do que Jesus disse: “Estreita é a porta e apertado o caminho que leva à vida” (cf. Mt 7,14). Isto vale tanto para o lado espiritual quanto para o carnal.
Dentro do meu trabalho de orientação para a saúde sempre encontro uma dificuldade no pessoal. Enquanto estou na parte de mentalização, motivação para uma vida melhor, tudo bem. Mas, quando chega a hora de propor a mudança no estilo de vida, ai a turma chia. Poucos aceitam renunciar o simples prazer de uma comida gostosa (sobretudo guloseimas) para adotar um tipo de alimento menos gostoso, porém, mais sadio, mais útil para se viver bem. E ai fica o impasse. Muitos desistem de nossa orientação para prosseguir na lisonja do paladar que aprecia muito o que é gostoso sem levar em conta a própria saúde. Esquecem a orientação de Jesus: “
            Então, o bom é fazer assim: comer comida gostosa sim, contanto que seja saudável. Afinal de contas quem dá o sabor é o tempero. E há muitas opções para se conseguir um bom tempero. Não é verdade?

Então, prazer ou saúde? E eu respondo: os dois. O importante é amar a vida e usar o bom senso. 

Nenhum comentário: