22/05/2015

Revendo

Depois de apresentar minha sugestão no artigo anterior, fiquei meio grilado. Pensei: mas será que as sementes de hortaliças que encontramos no comércio são confiáveis? Será que aquele tratamento que fazem para expulsar os bichinhos da terra que poderiam estragá-las, não nos estraga? Não prejudicam nossa saúde à semelhança dos transgênicos? Fiquei meio confuso e fui consultar um agrônomo. Resposta dele: Se o defensivo é apenas de contato, não há problema; mas se for sistêmico, atinge nossa saúde de alguma maneira. Só que é em escala muito pequena. Quem sabe o certo é a empresa que  produz a semente.
            Sendo assim eu continuo a lhe sugerir: plante sua horta em casa. Vai ser bom! O ruim do defensivo, como diz o povo, sai na urina.
            Só que a semente que essa plantação produz não serve para você replantar; ela não nasce ou não produz o fruto adequado. Que pena; estamos mesmo escravizados ao capitalismo perverso. Temos sempre que comprar novas sementes. Não temos outra saída.
            Mas, de repente, alguém, nesse imenso Brasil, ainda pode ter a boa semente livre de qualquer defensivo químico. Então se alguém que me acompanha neste blog souber de quem ainda tenha plantios (e, consequentemente, sementes) livres de artifícios químicos, me informe, por favor, o jeito de eu entrar em contato com esses bravos lutadores em favor da vida sadia. Ok? Vamos nos dar as mãos para aumentar sempre mais o produto alimentar sadio. Agradeço, Pe. Guilherme. 

Nenhum comentário: