08/12/2017

Basta de aflição!

Prosseguindo seu sermão lá na montanha, Jesus declarou: “Felizes os aflitos, porque serão consolados” (cf. Mt 5,4).
Quem é o aflito? Aflito é alguém que se encontra em extrema necessidade vital e não percebe a solução para seu caso. É o que acontece, por exemplo, a quem perde, de maneira inesperada, algo de grande valor para sua vida: a perda de sua casa, por conta de uma grande tempestade; a perda do emprego envolvendo a quase impossibilidade de encontrar outro em tempo hábil; a separação de um casal já unido há bastante tempo, etc. Tudo isso pode colocar alguém em grande aflição. O cidadão ou a cidadã fica tão aflito/a e tão desesperado/a que lhe parece até que o chão está lhe negando apoio para os pés.  Tamanho desespero pode levá-lo/a a uma profunda depressão ou até a praticar o suicídio; às vezes a pessoa larga a fé que tem em seu Deus. É aflição, é desespero, pra ninguém botar defeito.
Ai vem Jesus e declara: “felizes os aflitos porque serão consolados”.
E como serão consolados? É simples: aceitando o Reino dos Céus que chegou. É só questão de aceitar com garra esse Reino e todo tipo de aflição desaparece.  É que, Deus está do lado do aflito. Veja estes exemplos apresentados pela Bíblia: Hagar, expulsa pelos patrões e conduzindo seu filho, vê-se em grande aflição: acabou-se a água da ancora e não tinha onde apanhar mais. Deus lhe acode na hora (cf. Gn 21,14-20; veja também 16,7-13). A viúva de Naim estava muito aflita levando para sepultar seu único filho que tinha morrido. Jesus se aproximou dela e disse: Não chore. E ressuscitou o rapaz (cf. Lc 7,12-15).

É assim o nosso Deus: sempre pronto pra nos ajudar. Veja como Jesus fala: “Vinde a mim vós todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos darei descanso! (cf. Mt 11,28). Pode confiar: Ele disse, fez e faz. 

Nenhum comentário: