16/02/2018

Aí de vós

Existem, basicamente, quatro tipos de capitalismo: o comercial, o industrial, o financeiro e o informacional.
            O capitalismo comercial apresenta estas características: busca do lucro; uso de mão de obra escrava ou assalariada; substituição do modelo de troca pela utilização de moeda; fortalecimento da burguesia e desigualdade social.
            O capitalismo industrial tem as seguintes características: geração de renda a partir das atividades industriais; exploração da mão de obra assalariada; usa como meio de produção o carvão para o fornecimento de energia e o ferro como matéria prima; crescimento desordenado das cidades e êxodo rural.
            O capitalismo financeiro. É aquele que se caracteriza pela presença de empresas monopolizadas; procura de lucro em mercado financeiro; fortalecimento do sistema de empréstimos e financiamentos, da Bolsa de Valores; aumento da importância dos bancos no dia-a-dia das pessoas e empresas; aumento também da especulação financeira nos mercados.
            Capitalismo informacional. Eis as suas características: relevância dos computadores especial os conectados em especial os conectados a internet; o uso da mão de obra especializada e qualificada; valorização de empresas que fornecem conhecimentos conectados a expansão tecnológica (computadores, notebook, smartphones, softwares,  aplicativos, etc); crescimento da dependência tecnológica por parte das pessoas em seus empreendimentos ou lazer.
            Todos esses tipos de capitalismos têm uma coisa bem clara, palpável a qualquer observador: a busca do dinheiro a todo custo; o negócio é crescer economicamente e crescer sem limites. A sociedade, o povo que vive ao lado dessa gente só lhe interessa na medida em que ajuda a ganhar dinheiro, na qualidade de instrumento de produção de riqueza para eles. Afora disso nada lhe importa.
            Este fato faz brotar do zelo apostólico de são Tiago estas expressões grafadas pelo bico de sua pena: “1.E agora vós, que sois ricos, chorai e gemei ante as desgraças que estão por cair sobre vós! 2Vossa riqueza apodreceu e vossas vestes foram devoradas pela traça. 3Vosso ouro e vossa prata enferrujaram, e sua ferrugem dará testemunho contra vós, devorando vossas carnes. Acumulastes tesouros para os últimos dias. 4Vede: o salário, do qual defraudastes os trabalhadores que ceifaram vossos campos, clama; e os gritos dos ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos.  (Tg 5,1-4).
            Cuidado, gente!

Nenhum comentário: