09/02/2018

Que regime?



Que regime econômico você prefere para o Brasil?
Três regimes econômicos pleiteiam dominar o país: o capitalismo, o socialismo e o comunismo. Veja em que consiste cada um deles. Preste atenção: o regime capitalista concentra o seu esforço no sentido de ganhar dinheiro. É sempre ter mais. É acumular cada vez mais. A eles não interessa os outros.  Eles só veem uma coisa: dinheiro, patrimônio, riqueza. Quanto mais conseguirem melhor; e se têm na conta de pessoas nobres, merecedora de mais respeito. Só olham para si. Só lutam para si, para seus próprios interesses.
É daí que surgem a divisão em classes sociais, conforme as posses de cada um.    É o grande rico, é o menos rico, é a classe média, a classe pobre, miserável. Podemos dizer que o ponto final do capitalismo é a geração da miséria.
            Já o socialismo leva mais em conta o bem-estar do povo. Não é tanto o dinheiro, a riqueza que visa em primeiro plano. Para o socialismo todo mundo deve ter acesso aos meios de produção e eficaz ajuda dos governantes para poder caminhar bem no seu empreendimento.
            E o comunismo?
            O comunismo é o regime do igualitário. De certa maneira igualdade praticamente forçada. Aí tudo fica nas mãos do governo que, por sua vez, distribui de maneira igualitária para o uso das pessoas, mas, sem ninguém ter nada como próprio. Tudo é de todos. Mas tudo é controlado pelo governo.
            No comunismo ninguém passa fome. Essa é a meta.
E aí, qual o regime que você prefere? Continuaremos a conversa no próximo artigo.

Nenhum comentário: