20/07/2018

Respondendo


Um dos nossos internautas pediu-me que dissesse algo sobre a guarda do sábado.
            Creio que sua pergunta se refere àquela história de algumas denominações evangélicas adotarem o sábado como o dia oficial de adoração ao Senhor, enquanto que os católicos adotam o domingo como o Dia oficial do culto ao Senhor Deus. Vou abordar o assunto sobre esse aspecto.
            Veja bem, a Bíblia Sagrada nos diz que Deus fez duas grandes alianças com seu povo: a primeira aliança foi após a grande vitória sobre o faraó no Egito libertando  de maneira espetacular  o povo que estava sofrendo horrores sob a opressão dos egípcios (cf. Ex1-3; 7-12; 14s). Ela foi realizada através de Moisés a quem foi entregue a lei do Senhor (cf. Ex 19-20). A segunda aliança foi realizada por meio de Jesus Cristo.
Ambas as alianças foram enriquecidas pela indicação do Dia do Senhor. A primeira servia como pedagoga para o povo de Deus (Cf. Gl 3,19-25). A segunda, como plenitude  da perfeição. É o que constatamos ao ler o capitulo doze da carta de são Paulo aos Hebreus, dos versos dezoito ao vinte e nove (cf. Hb 12,18-29). De fato, Jesus em seu ministério declarou aos seus ouvintes: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogá-los, mas cumpri-los(cf. Mt 5,17). Então ele cumpriu a lei de Deus orando e respeitando o sábado, mas também se declarava Senhor do sábado (cf. Mt 12,8).
            E no momento da celebração pascal, na última ceia, declarou ao consagrar o vinho: “Este cálice é a nova aliança em meu sangue, derramado por vós”. (cf. Lc 22,19-20). Enfrentou, em seguida, a angustia da paixão e celebrou sua vitória espetacular sobre a opressão do pecado que retinha a humanidade fora de Deus, através da sua ressurreição realizada no domingo.
            Dai em diante as solenidades religiosas dos cristãos passaram a ser realizadas no domingo. O sábado continua o dia santo para os judeus e o Domingo tornou-se o Dia Santo para os cristãos. Jesus começou, os apóstolos continuaram e nós católicos os seguimos. Seguindo a indicação da Palavra de Deus (cf. Jo 20,26.29; At 20,7; 1Cor 16,2; Cl 2,16-17; Ap 1,10).    
            Seguimos a orientação Palavra de Deus.

Nenhum comentário: