21/04/2017

Páscoa

Páscoa. O que é isso? Páscoa é a passagem de Deus no meio do povo promovendo-o; tirando de uma situação ruim para uma situação boa. Isso aconteceu pela primeira vez no Egito quando Javé (Deus), com mão forte, (cf. Dt 28,8) libertou o povo hebreu da escravidão em que vivia no Egito para a vida livre na terra de Canaã. Essa intervenção divina foi denominada páscoa, ou seja, a passagem do Senhor (cf. Ex 12,11).
Javé ordenou que esse fato fosse comemorado todos os anos até o fim dos tempos (cf. Dt 12,14).
Aquela páscoa era prenúncio de uma outra mais importante ainda que iria acontecer na plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4s): a páscoa de Jesus. Foi a passagem de Deus feito Homem. Foi a páscoa mais importante; ela tirou a humanidade da maior e pior escravidão do mundo: a escravidão do pecado (cf. Rm 5).
O ser humano estava simplesmente com o Satanás montado no seu cangote (cf. Jo 8,44s). Jesus disse: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele prestarás culto” (cf. Mt 4,10). E disse também: Eu venci o mundo (cf. Jo 16,33). Isto quer dizer o mundo da cultura e da vivência ao sabor do Satanás.
Na ceia pascal quando Ele (Jesus) se oferece em sacrifício ao Pai no seu gesto libertador falou assim,: “Fazei isto em memória de mim” (cf. Lc 22,19). Com isso Ele confirma o mandamento da continuação da celebração da Páscoa, agora em uma nova aliança até o fim dos tempos.
Então, é este o significado da páscoa cristã hoje: você migrar da vida de pecado que é escravidão (cf. Jo 8,34) para a vida da graça que é liberdade plena (cf. Jo 8). Mesmo os que já vivem na graça devem melhorar mais: sair do pecado venial (das pequenas faltas) para uma vida cada vez mais santa. É o que Jesus disse: "Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.".(Cf. Mt 5,48).

Note bem: o convite da páscoa é para todo ser humano. Quem ainda não entrou nela precisa pensar melhor e decidir melhor, pois, só Jesus nos leva ao Pai (cf. Jo 14,5-6). 

Nenhum comentário: