04/08/2017

Seu dever de casa

           
Você, como eu, certamente acredita em Deus. E sabe que Ele é sumamente perfeito. É perfeitíssimo, como aprendemos no catecismo. E, por amor, exclusivamente por amor, Ele nos criou. Foi para nos dar o prazer de existir e usufruir das coisas lindas e maravilhosas que Ele fez e, mais ainda, a suprema felicidade de viver eternamente com Ele no céu. Morar com Deus é o ápice da felicidade. Com Ele não falta absolutamente nada do que precisamos para vivermos felizes.
            Ocorre, porém, que Deus, perfeitíssimo como é, tem sabedoria infinita em matéria de pedagogia. Então, como maior e melhor pedagogo do universo, viu que não era certo deixar o homem recebendo de tudo, sem nada oferecer, sem fazer esforço algum. Então deu uma tarefa ao homem. Essa tarefa é: “Sejam santos, pois eu sou santo” (Cf. Lv 11,44-45). Este é nosso dever de casa: Ser santo, como o Senhor é santo. Tarefa maravilhosa, não é?

            Mas o que é ser santo? Jesus explicou para nós quando disse: “Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). Isso quer dizer que devemos ser iguais a Deus? Não; Deus é perfeito como Deus. Nós devemos ser perfeitos como homens e mulheres. Então, o nosso esforço enquanto caminhamos neste mundo, consiste em nos libertar de nossas imperfeições morais (o pecado), bem assim como conservar nosso corpo sadio, fisicamente perfeito, o mais perfeito possível: Ser perfeito de corpo e de alma. Vamos nessa? Cumpra seu dever de casa para atingirmos o objetivo de nossa vida com Deus e sermos eternamente felizes. Ouviremos, na hora certa, este grande e sublime convite: “Vinde, benditos de meu Pai, recebei em herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo.” (Mt 25,34). Ok?

Nenhum comentário: