19/01/2018

Sofrer pela justiça

Sofrer pela justiça

            “Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5,10). Jesus quer dizer com esta sentença que a pessoa que se conserva boa, justa, fazendo tudo de maneira correta, a pessoa que se mantem sempre como gente de bem e, por causa disso mesmo é perseguida pelos outros, essa pessoa tem por certa a posse do Reino dos Céus, ou seja, tem a salvação garantida. E essa história de ser maltratado porque se é uma pessoa boa ou, mais ainda, um pregador ou mesmo seguidor da religião, gente assim já encontramos desde a antiguidade. É o caso do profeta Jeremias, por exemplo, que já estava na iminência de largar a profecia, o seu trabalho de pregador da mensagem de Javé, por causa da gozação que faziam dele. Veja o que ele falava: “Tornei-me objeto de riso, todo dia: todos eles zombam de mim (...) Assim a palavra de Javé tornou-se para mim motivo de opróbrio e de zombaria, todo dia” (Jr 20,7-8). O profeta Eliseu também sofreu gozação por parte de “maloqueiros” que, por sinal, foram castigados por Deus logo em seguida (Cf. II Reis 2,23-24).
Também nós, religiosos de hoje, sofremos deste problema. Quantas pessoas são taxadas de papa-hóstia, barata de igreja, chaleira de padre, etc. Eu mesmo, já fui chamado de urubu, padeco, etc., pelo simples fato de eu ser padre, um pregador da palavra de Deus. É que os seguidores de Deus, sem querer, sempre incomodam os rebeldes. É o que nos confirma a palavra de Deus no livro da Sabedoria, capítulo dois, versículo doze ao dezessete: O justo incomoda o pecador.
Nem Jesus escapou da maledicência dos invejosos. Chamaram-no de possesso de belzebu, de comilão e beberrão, de impostor (Cf. Mc 3,22; Mt 11,19; Mt 27,63).

Pois é por aí: Quem suporta com bravura, sem desanimar, as injúrias proferidas por mundanos, tem garantido o Reino dos Céus. São palavras de Jesus. Você quer discordar? Não dá mesmo, não é?

Nenhum comentário: