18/05/2018

Buscando o Candidato III


           
Aqui está mais uma qualidade que deve possuir o/a candidato/a  a cargo político: a competência para o exercício da função pública que pretende exercer. Ter competência significa ter total conhecimento dos trametes que formam o total do oficio.
            Mas, não é só isso não. Não é somente conhecer esses trametes. É ter também a capacidade de fazer caminhar o seu ofício. Ai entra também a simpatia e liderança no trato com seus companheiros de trabalho; simpatia no contacto com o povo; capacidade de bem distinguir as coisas levando em conta a prioridade para cada empreendimento. Ter consciência de que vai trabalhar para o povo e não para sí e para os seus familiares.
 Ter muito senso econômico para não desperdiçar o dinheiro do povo. Ter bem consciência disso: o dinheiro é do povo, não dele/a. Ter plena consciência de que o político é escolhido para servir e não se servir do povo. É servindo que ele/a exerce o papel de Deus para com a comunidade, pois toda autoridade vem de Deus (cf. Rm 13,1).  E Jesus falou: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir” (cf. Mt 20,28).  

Nenhum comentário: