29/06/2019

Mais quatro padres


Hoje a diocese de Caruaru está recebendo mais quatro novos sacerdotes. Alguém pode até perguntar: Pra que? Eu respondo é para trabalhar na messe do Senhor.  Jesus acenou para este problema: “A messe é grande, mas os operários são poucos. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para sua messe” (cf. Lc 10,2). Então hoje o Senhor está mandando mais quatro operários para nós que fazemos a messe do Senhor na diocese de Caruaru. Demos graças por isso.
E o que é o padre? No meu santinho de ordenação eu coloquei assim: “O padre é um secretário de Deus a serviço dos homens”
São Paulo diz na carta aos Hebreus: “Com efeito, todo sumo sacerdote, tirado do meio dos homens, é constituído em favor dos homens em suas relações com Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Ele sabe ter compreensão com aqueles que ignoram e erram, porque ele mesmo está cercado de fraqueza” (cf. Hb 5,1-2).
Portanto o padre é o homem que cuida do lado espiritual do ser humano. Cuida da salvação do povo. O lado material fica sob a responsabilidade dos médicos e dos políticos.
Então, hoje temos o prazer de recebermos mais quatro batalhadores para cuidar de nossa salvação na qualidade de escolhidos do Senhor para esta finalidade (cf. Jo 15,16). 
Mas pessoas há profundamente decepcionadas com os padres ao ponto de quase não quererem aceitar o serviço desses padres. Já escutei gente dizer assim: “Pe. Guilherme, como é que vou me confessar com um cara pior do que eu?”
            Estão vendo senhores padres?  Ai entra o triste exemplo que nos sacode a fé das pessoas, e que ouvimos pelos meios de comunicação social: padres, bispos, cardeais presos por roubos, assassinatos, pedofilia, e não sei mais que desgraças estão acontecendo no mundo, de fato. Profundamente lamentável, não é? Só podemos entender isso relendo o texto de são Paulo acima citado: “Ele mesmo está cercado de fraquezas”. Afinal de contas no próprio grupo dos apóstolos temos este fato que chega ao seu clímax na pessoa de Judas Iscariotes.
            Diante de tudo isso qual a atitude do cristão católico perante sua Igreja e seus sacerdotes? É caminhar pela fé. A Igreja tem a garantia de Jesus que nunca será vencida (cf. Mt 16,18). Os padres são homens como os outros homens, por isso podem cair no pecado. Compete a eles vigiarem e orarem para não fracassar. E ao povo rezar pela santificação dos sacerdotes, na paróquia ajudar na escolha dos candidatos ao sacerdócio, conversar com os padres em gesto de espirito fraterno. Aprofundar mais a sua fé lembrando-se que a Igreja é guiada pelo divino Espírito Santo (cf.Jo 16,13s).
            Parabéns aos neossacerdotes: José Valter, Josué Torres, Luciano Bertoldo e Sérgio Fernando. Parabéns à Diocese que está mais enriquecida pelos novos padres. Agradecemos a Dom Dino pelo serviço prestado durante seus 16 anos de pastoreio entre nós.
            Hoje celebramos um grande padre: São Pedro, aquele que recebeu de Jesus a missão de representa-lo na terra apascentando o seu rebanho (cf. Jo 21). Viva a São Pedro!

Nenhum comentário: