21/09/2019

Novo Bispo de Caruaru

Em sua primeira entrevista dada a uma emissora quando de passagem em visita à Caruaru após sua nomeação para Bispo desta Diocese, Dom José Ruy Gonçalves Lopes fez uma declaração que muito me animou despertando-me muita esperança para o futuro da evangelização em nossa Diocese.
Eis como se expressou o novo Bispo à repórter: “Venho na fé e na humildade”.
            Não podia ser melhor. Andar na fé é entregar o seu agir inteiramente na mão de Deus o único que tudo podendo, pode de fato mexer no coração do ser humano. O único que capaz converter as pessoas, que pode transformar nossos corações. Dom José vem acertando em cheio.
Caminhar na humildade significa subjugar aquilo que representa o maior defeito humano: o orgulho.
Dom José mostra seguir o conselho de Jesus que disse: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. (Mateus 11, 29)
Andar na humildade é pisar e esmagar este terrível defeito, que surgindo em Eva, precipitou a humanidade no fracasso. Repito: o Bispo vem acertando em cheio.
    Essas duas pilastras no agir, fé e humildade, me levam a pensar que nosso novo Bispo tem condições de apresentar para nós o seu retrato espiritual conforme nos expõe São Paulo na primeira carta a Timóteo no capítulo três do versículo 1 a 3: “Fiel é esta palavra: se alguém aspira ao episcopado, boa obra deseja. É preciso, porém, que o episcopado seja irrepreensível, esposo de uma única mulher, sóbrio, cheio de bom senso, simples no vestir, hospitaleiro, competente no ensino, nem dado ao vinho, nem briguento, mas indulgente, pacífico, desinteresseiro”. (Confira também, Tito 1,6-9)
Uma nota oportuna: a expressão de São Paulo ser marido de uma única mulher não quer dizer que o bispo tem que ser casado não. Ela significa, que naqueles primeiros tempos em que Jesus chamava seus auxiliares tanto entre casados como entre solteiros, naquele tempo para o homem ser Bispo deveria ser um homem de bem, ou seja, marido de uma só mulher e não de duas ou mais mulheres. O Bispo deverá ser modelo.
Voltando ao nosso assunto: O Bispo em apreço me parece bem antenado  com o significado profundo do seu sacerdócio no grau do episcopado, bem assim como na condição do verdadeiro pastor.
Praza a Deus que eu esteja certo em minha apreciação. Razões para tanto possui ele, pois faz parte do grupo de São Francisco de Assis, o homem que, afora os apóstolos e Maria Santíssima, mais interiorizou a pessoa de Jesus Cristo.
Os diocesanos de Nossa Senhora da Dores têm razão de alimentar muita esperança de crescimento na fé. Parabéns Dom José Ruy.
Bem vindo! Nosso povo o abraça com muita esperança e alegria. Conte conosco, excelência. 

Nenhum comentário: