21/12/2019

Carta ao soldado brasileiro


Carta ao soldado brasileiro

Meu caro irmão policial

           Vi com espanto uma postagem que recebi no Whatsapp uma brutal agressão aos jovens lá no Bairro de Paraisópolis na capital paulista, com o saldo de nove jovens mortos pelos policiais. Vi também o rápido comentário do presidente brasileiro que dizia: “Esse tipo de gente você não pode trata-lo como ser humano normal! O policial que matar 10, 20 ou 30, com 10 ou 30 tiros tem que ser condecorado. Tem que morrer mais de 200 mil vagabundos!.”
          Aí meu irmão, eu queria dizer uma coisa a você. Você não foi constituído policial para matar o povo. Sua função é defender, proteger o povo. É pra isso que o cidadão lhe paga. O cidadão lhe paga para ter um defensor em eventual situação adversa. O governante que ordena matar bandido não é digno do cargo que ocupa.
         Eu entendo a história da legítima defesa, mas é preciso identificar quem é o verdadeiro marginal. Então eu pergunto: quem é o verdadeiro marginal? Aquele que se expõe ao perigo de ser morto ou preso pelo seu agir ou aquele que gera, que produz o tal marginal? O que faz surgir o marginal em nosso país? É a fome, gente. É a injustiça social e a ausência de formação acadêmica e religiosa. O pessoal tem que fazer alguma coisa para escapar, para alimentar os filhos. Como o governo não oferece o certo, eles partem para o errado. Fazem isso para garantir o sublime direito de viver.
         Olhando por esse prisma percebemos que os verdadeiros marginais são os geradores de marginais. Ou seja, são as pessoas que formam o governo do país: Deputados, Senadores, Presidente, juízes...
        Então sane-se o governo que a sociedade será curada.
        E aqui entra a maior autoridade deste país: sua excelência o povo. O povo tem que aprender a escolher seus governantes.
        Sei, meu irmão soldado, que você tem que cumprir ordens; mas só ordem justa deve ser acatada. Ordem humana (seja de quem for) contra a ordem de Deus é injusta, não deve ser acatada. Ordem para matar gente está contra Deus, pois só Deus é o Senhor da vida. (Cf. Dt 16,14 )
         Como você vê, meu caro irmão, o assunto é complicado, temos que pensar a solução correta para o problema. Mas Deus e as pessoas têm que serem respeitados.
Obrigado pela atenção, meu querido (a) irmão (ã).
  

Padre Guilherme Gomes

Nenhum comentário: