08/02/2020

Para viver bem III

Outra coisa importante para viver bem é sua perfeita união com a natureza. Nós fazemos parte integrante dela. Pense seu braço desligado do corpo. Vai apodrecer, não é verdade? Assim somos nós desligados da natureza. Morremos com certeza. Daí a necessidade de nosso zelo frente a tudo que nos cerca.
            Conservar as plantas. Sem elas não teremos água para beber. Morreremos de sede, pois a chuva que cai do céu corre logo para o mar. Tornou-se água salgada. E é bom lembrar que as arvores também formam as fontes, os riachos, os rios e condicionam em grande parte a precipitação das chuvas. Sem elas... Lembro outro fator importante para nossa vida: é a presença das abelhas em nosso universo. Sem as abelhas as plantas não produzem seus frutos, pois são as abelhas as responsáveis pela fecundação das plantas através do processo de polinização.  E assim por diante: sem as abelhas as plantas não produzem frutos e sem frutos a gente não vive.
            E a gente constatou a tristeza do desmatamento indiscriminado e irresponsável que está acontecendo em nossos dias, a matança violenta e irresponsável de nossas abelhas pelo uso abusivo de inseticida. É muito estupidez e irregularidades que ocorrem em nosso país e no mundo inteiro.
            Portanto chamo a atenção dos adultos para o encargo de bem orientar as crianças. Ensinemos nossas crianças a amar e respeitar a natureza. Que elas evitem quebrar as plantas, evitem arrancar as folhas, que evite matar ou maltratar os animais, de menor porte e mesmo os insetos. Eles têm seu papel próprio na composição e conservação do universo. Cada um tem sua função. Vamos obedecer a nosso Deus que nos mandou zelar o jardim, ou seja, o mundo em que habitamos (cf. Gn 2,15).
            Somos parceiros de Deus na conservação do universo e da nossa própria vida.    

Nenhum comentário: