08/09/2020

Se quer viver...


Para conservação da vida saudável é indispensável deixar de lado tudo que prejudica o organismo da gente como alimentação transgênica ou alterada pela química, como também certos comportamentos que alteram o sono (tempo de descanso) ou provocam situações que alteram a saúde emocional ou mental. 

Para garantir a vida fluindo bem nessas dimensões apontadas, julgo de suma importância o domínio de seu próprio orgulho. Existe o orgulho sadio, construtivo, gostoso como, por exemplo o orgulho de pertencer a tal associação, de ter pais maravilhosos, de ter uma família excelente etc.

             Este tipo de orgulho é chamado pelos mestres da mística de santo orgulho. Esse é bom. Mas existe também o lado negativo do orgulho: é aquele de só querer ser o tal: quer sempre ter razão, não aceita ficar pra traz.  Esse tipo de orgulho é altamente prejudicial: faz mal a quem possui e faz mal às pessoas do seu relacionamento. É ele que gera mal-estar, intriga, doença, brigas e até morte com nefastas consequências. 

             Temos mesmo que dominá-lo. Para isto temos uma receita preciosa. Nos seus ensinamentos Jesus disse: Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas, pois meu jugo é suave e meu fardo é leve (Mt 11,28-30). Perdoai até setenta e sete vezes (Conf. Mt 18,21-22) Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles, pois esta é a Lei e os Profetas (Mt 7,12).

             Sintetizando faça assim: Ao acordar agradeça a Deus o descanso da noite, a saúde que conserva e o novo dia que Ele lhe oferece. Coloque nas mãos dele todas as ações desse dia e peça para realizar o bem. 

            Entendeu bem? Este é o caminho da vitória. Faça isso e viverás (Lc 10,28). 

 

Nenhum comentário: