21/11/2020

Tais vendo trabalhador?

 


Esse tal de Covid-19 por incrível que pareça tem trazido bem à humanidade. E entre os benefícios trazidos a nós pelo vírus aponto o maior deles: é nos mostrar de maneira papável a soberania do amor que se realizou em Deus e nos irmãos. Sem Deus não somos nada e sem os irmãos também quase nada somos. É o que nos declarou solenemente nosso Senhor Jesus Cristo: “Sem mim nada podeis fazer” (cf. Jo 15,5). E “amem uns aos outros” (cf. Jo 15,2) . Aí se vê a grande gafe do rico: fazem dos empregados praticamente só instrumentos de fazer dinheiro. Não os trata como gente, pois se assim o fizessem, pagariam bem a seu trabalhador. Aí vem o vírus e lhe diz: Tu não és melhor do que ele, não, rapaz. Sem ele tua empresa não funciona e aí você vai viver de que? Cadê o teu dinheiro?

Então você trabalhador prestou a atenção nisso? Já percebeu que sem você não existeria o tal rico? Aliás nem rico deveria existir. O que deveria existir era o conjunto de irmãos, de companheiros trabalhando em parceria na produção dos bens necessários para satisfazer as necessidades de todos. O dinheiro entraria apenas como instrumento de troca, não como objeto de idolatria como estão fazendo por aí.

Lembro agora a mãe trabalhadora: você forma a maioria da sociedade; vote em candidatos que se dispoem a trabalhar pelo bem de todos. Você é que é importante, não o rico que lhe pede o voto para lhe dar o poder de continuar explorando você.

E não esqueça: Deus é que faz tudo para nós. Ame, ore, respeite os seus mandamentos fazendo tudo conforme a vontade dele. Assim seremos todos felizes. Este é o caminho.