26/12/2020

Presentes de Jesus

 


Por ocasião de seu nascimento Jesus recebeu as seguintes homenagens: 1. Um anjo em visita aos pastores o declarou como “de grande alegria para todo povo”; 2. Uma multidão de anjos entoa em sua honra o solene canto do Glória; 3. A pronta e alegre visita dos pastores ao recém-nascido com a narrativa da grande novidade transmitida pelo anjo de Deus; 4. A visita dos reis Magos incrementada pelo ato de adoração e pela entrega de presentes para o recém-nascido Jesus já nomeado por eles como o “Rei dos Judeus”.

Como bem podemos perceber pelo seu nascimento Jesus abalou todo o universo divino pela interferência de Deus em vários momentos (envia anjos aos pastores, manda anjo a José para ordenar a fuga para o Egito…) e o universo criando uma estrela especial para conduzir os magos até Jesus.

Mas como diz o povo que “alegria de pobre dura pouco” o Diabo já aparece para encher o saco: instiga a soberba, a ganância e a prepotência de Herodes. O prepotente e sanguinário rei manda matar Jesus.

É o primeiro embate entre Satanás (o rei das trevas) e Jesus (o rei da luz. Cf. Jo 1,4; 8,12). O Demônio terá outros embates com Jesus em outras oportunidades. Mas a vitória definitiva é de Jesus (Cf. 2Ts 2,8).

Fico agora a pensar: neste natal fui um presente para Jesus ou dei colher de chá para o Satanás? E você meu irmão, minha irmã, em que lado ficou? Neste natal que ninguém esqueça: seu papel é ser luz.

Nenhum comentário: