20/02/2021

Tu és pó

 


A expressão que mais me impacta no rito de celebração da Missa de Quarta-feira de Cinzas é está: “Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar”. É que esta expressão nos transporta à origem da humanidade e ao mesmo tempo também, infelizmente, do desastre da mesma.

Deus que disse ‘façamos o homem à nossa imagem e semelhança’ agora tem o desprazer (se é que se pode falar assim) de dizer a respeito dessa sua imagem e semelhança: és pó.

Isso Ele falou ao homem que com sua mulher, inspirados pelo do espírito mal, estavam os dois com a pretensão de “serem como deuses” Quebraram a cara como se diz em linguagem popular. O pior é que quebrando a cara Adão e Eva quebraram também a nossa cara. Ou seja, estamos sofrendo toda a consequência daquela insana pretensão e consequente decisão tomada pelo primeiro casal do mundo: comer o fruto da árvore proibida. Ou seja, a decisão de desobedecer ao mandamento do Criador. O sofrimento humano aí está e está retratado de maneira mais que evidente no sutil e perigoso “Covid-19”. Você acha que não? Continue pensando assim e me apresente argumento convincente.

Deus nos fala de muitas maneiras. O covid para mim, é o grande apelo de Deus dirigido mais uma vez a seu povo através do profeta Isaísas: “Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto. Renuncie o malvado a seu comportamento, e o pecador a seus projetos; volte ao Senhor, que dele terá piedade, e a nosso Deus que perdoa generosamente." (cf. Is 55,6-7s)

É este portanto o caminho para acabar com a peste: voltar-se para Deus.

Nenhum comentário: