01/10/2021

Festa no Seminário



Pela primeira vez participei do tríduo da festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira do Seminário do mesmo nome, do qual é padroeira (de 24 a 26/09 de 2021). Festa bonita. Coral bem afinado, liturgia bem executada, boa afluência de público, celebrantes com homilia bem centrada, não esquecendo a participação fraterna de sacerdotes provindos de várias comunidades paroquiais como também de varias comunidades religiosas das quais destaco a OVS (Obra das Vocações Sacerdotais) e a Comunidade Jesus Misericordioso. Entre as pregações proferidas chamou-me particular atenção a homilia do padre Hélder diretor do propedêutico que discorreu de maneira sábia sobre as dores de Maria Santíssima. Discorreu tão bem que me fez repensar meu conceito sobre o assunto. Meu pensamento era: Maria não sofreu dor alguma. Isso porque tendo ela sido concebida sem a mancha do pecado original não tinha porque sofrer visto que a doutrina da Igreja Católica afirma que o sofrimento entrou no mundo por causa do pecado. Não havia portanto motivo para Nossa Senhor sofrer. E eu dizia: a não ser por uma questão de solidariedade com seu filho. Eu vinha inculcado com essa história do profeta Simeão que falou: “uma espada de dor transpassará sua alma” (cf. Lc 2,35). Vejo aí o sofrimento moral, psicológico, e não físico. Ela falou a Jesus menino: “Teu pai e eu estávamos aflitos a sua procura” (Lc 2,48). Sofrimento moral. Vendo seu filho morrer na cruz, sofreu muito com certeza realizando a tal profecia do velho Simeão. Como sabemos que o psicológico atinge o físico fica realmente à vista o sofrimento de Maria. Parabéns para o padre Hélder. Mas até segunda ordem, continuo acreditando que Maria não sofreu as dores do parto. E o digo baseado no fato de que a concepção de Jesus foi miraculosa por ter sido por obra do Espírito Santo. Se houve milagre na concepção por que não poderia haver no nascimento? Lembremo-nos de que Jesus entrou na sala onde estavam os apóstolos, estando as portas fechadas (cf. Jo 20,19).

Nenhum comentário: