28/07/2017

Sem luz, não dá - IV

Pelo que falei nos artigos anteriores creio que você ficou, realmente, certo de que não dá mesmo para caminhar, neste mundo, sem a luz de Deus. Ou seja, não dá para você chegar ao seu destino sem a orientação da palavra divina que se encontra bem expressa nos mandamentos de nosso Pai criador. Quem não segue essa orientação do alto, não chega lá, isto é, não se salva.
Mas quero lembrar um detalhe: Não é aceitar a palavra de Deus de qualquer jeito, não. É aceitar com radicalidade. Nada de meio lá e meio cá. Jesus reclamou de quem segue a palavra de maneira mole, descomprometida. Ele disse: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. Em vão me adoram.” (Cf. Is 19:13, Mt 15, 8-9). E disse também: “Porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca” (Ap 3,16). Veja, Ele é tão radical que, certa vez se expressou assim: “Se alguém deseja seguir-me [...] e ama sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo" (Lc 14, 26).
Portanto, essa história de “católico de nome” tem que desparecer; se é católico, tem que ser pra valer. Muitas vezes o católico se distrai e, quando menos se espera, começa a aprontar: Álcool, prostituição, roubo e outras barbaridades que acontecem por aí. Não dá, gente! Você é de Deus, você não é do diabo. Não tem outro caminho.
Então fica o convite em aberto: Vamos caminhar com Jesus! Deixa o diabo pra lá. Ele só nos bota pra trás. O caminho é Jesus; foi Ele mesmo que declarou “Eu sou o caminho [...] Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14, 6).
Cuide bem de você, seguindo este caminho. Não tenha vergonha de ser bom, de ser uma pessoa decente! É para a bondade que você foi feito. Mas você só consegue esse objetivo, seguindo a luz divina: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (Sl 119,105).
 Sem luz, não dá.

Nenhum comentário: