15/09/2017

Festa de padroeira


            Estamos celebrando hoje, com muita alegria, a festa de Nossa Senhora das Dores, a querida padroeira da nossa diocese de Caruaru.
Mas o que é ser padroeiro ou padroeira de uma comunidade? Só para lembrar, eu afirmo que padroeiro(a) na igreja é aquele(a) santo(a) que é a autoridade eclesiástica, juntamente com a comunidade cristã, escolhe para ser o(a) protetor(a) da comunidade em apreço. Pode ser o(a) padroeiro(a) de uma comunidade rural, ou de um bairro, cidade, estado ou nação, como Nossa senhora aparecida que é a padroeira de todo o Brasil.
Então, o(a) santo(a) escolhido(a) fica de olho na comunidade que lhe foi confiada, para levar a Deus seus problemas, suas necessidades, ou mesmo apresentar seus louvores ao Senhor, em seu bonito papel de intercessor(a).
Claro que esta praxe da igreja em confiar seu povo à proteção de um(a) santo(a) de modo algum é uma coisa aleatória, sem a divina fundamentação bíblica. A Bíblia apresenta várias situações em que Deus coloca anjos ou pessoas santas no encargo de tomar conta de alguém ou de uma comunidade. Confira, por exemplo, Jó 33,23-24; Zc 1,12 e Tb 12,12-15, textos esses que nos mostram a proteção dos anjos aos seres humanos. E Jesus afirma categoricamente, falando sobre o respeito que devemos ter às crianças: “Cuidado para não desprezardes nenhum desses pequenos, porque – eu vos afirmo – seus anjos no céu estão continuamente na presença de meu Pai que está nos céus” (Mt 18,10-11). Tudo isso nos aponta a existência do famoso “anjo da guarda”, ou seja: cada um de nós tem o seu anjo protetor desde o início, até o final da vida. É aquele que sempre nos protege, sempre cuida de nós. Essa crença já está presente no cristianismo desde o início, conforme testemunhas em escritos por volta dos séculos dois e três da era cristã. É preciso acreditar, não é gente?

Parabéns, pois, aos que formam a diocese de Caruaru, por terem como protetora, uma mulher de tamanha envergadura. Simplesmente, a mãe do divino Salvador (Confira Lc 1,31-32).

Nenhum comentário: