22/09/2017

O maior político do mundo – I

Alguém me fez uma crítica, falando a um membro da minha família, nestes termos: “Olhe, o padre Guilherme está falando muito em política, a obrigação dele é pregar o evangelho”.
         Esperei que ele falasse o assunto dirigindo-se diretamente a mim, mas não o fez. Então, agradecendo a sua observação, eu quero, dizer para essa pessoa e para quem interessar possa, que ela, como eu, entende pouco de política e de evangelização. Da minha parte, porém, o que sei vou passando aos outros simplesmente com a intenção de ajudar.
         Então veja: O que é política? No meu entender, a política pode ser entendida sob dois aspectos. Podemos entendê-la de modo mais abrangente, de maneira universal. Neste sentido todos nós, todo ser humano é político como já dizia Aristóteles o famosos filosofo grego: “ O homem é um ser político”. Percebemos isso, por exemplo, na atitude do (a) adolescente que pretendendo ir a uma festa ou cinema pede que a mamãe consiga do papai a permissão para ir ao evento. É que ele (a) sabe que a mamãe pelo seu jeito meigo de ser e de agir tem mais condições de conseguir o sim do velho.  É também o caso de alguém que quer conseguir um emprego em determinada empresa e pede a mediação de uma pessoa amiga do empresário. Isso é a política em sentido universal; é a política comum a todo ser humano. podemos defini-la  como sendo a arte de conseguir o que se quer.
Tomada em sentido mais estrito podemos definir a política como a arte de gerir o bem comum.   Veja bem: Gerir, não se aproveitar do bem comum.
         E evangelizar? Evangelizar é mostrar ao ser humano como proceder para chegar a Deus, que é o supremo bem comum. Noutra palavra, é ensinar ao o povo o que Jesus mandou. É Assim que entendo os dois temas.
         E o que foi que Jesus nos ensinou? O que foi que ele veio fazer neste mundo? A que veio Jesus? Eis como Ele mesmo informa: “O Espirito do Senhor (... ) me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor” (Lc 4, 18-19). Aí está sintetizada a missão de Jesus neste mundo.
         Já veio credenciado como o maior político ou governante do mundo (cf. Mt 28,18). Compete a nós fazermos o que Ele fez e ordenou (cf. Mt 28,19-20).

Voltaremos ao assunto no próximo artigo.

Nenhum comentário: