24/11/2017

Jesus em ação

Formada sua equipe, Jesus iniciou, com toda garra, o seu trabalho informando ao povo: “Chegou o Reino de Deus; convertam-se” (Cf. Mt 4,17). E foi logo dando a demonstração de sua autoridade divina: Curando os doentes de qualquer tipo de enfermidade, inclusive da possessão diabólica. E o povo gostando e dando total apoio a seu mestre, já constatando sua superioridade sobre os escribas, fariseus e doutores da lei (Cf. Mt 7, 29).
         Aí você percebe que Jesus foi logo ao cerne do problema humano: A doença.  Doença que tem sua expressão maior no pecado. De fato é o pecado que desencadeia as outras doenças. Você duvida disso? Veja o que Jesus deu a entender em dois episódios importantes: Quando lhe trouxeram um paralítico para que o curasse, Ele falou assim: Tenha confiança, filho, os teus pecados estão perdoados. Por que isso? É porque Ele sabia que a doença maior era o pecado e não a paralisia. E quando a turma começou a censurá-lo, Ele curou o rapaz também do mal físico, resolvendo assim o problema dele em sua totalidade (Cf. Mt 9, 1-7). Outro episódio interessante ocorreu com o rapaz da piscina Betesda: “Não peques mais para que não te aconteça coisa pior” (Cf. Jo 5,14).
         Esses fatos e outros narrados nas Escrituras nos mostram claramente que Deus não quer que a gente adoeça. Ninguém foi feito para viver doente. Doença é anomalia demonstrada nos comportamentos, rompimento com as leis da natureza, o que em última analise, é também pecado. É que Deus deixou suas leis tanto na Bíblia, quanto na natureza (Cf. Ex 20 e Rm 1). Quem vive de acordo com Deus e com a natureza não adoce. Isso autoriza o Dr. Jong Suk Yum a afirmar: O homem (ou a mulher), tem a obrigação de ter saúde (ABC da saúde II, 1988, pág 181). E a saúde, não esqueça, faz parte do acervo do ano de graça do Senhor (Cf. Lc 4, 19). Ano de graça esse, que desabrocha na eternidade (Ap 21,4).

         É com Jesus que a gente tem que andar, pessoal! Ele mesmo disse: “Eu sou o caminho” (Cf. Jo 14,6). Não há outra opção válida para nós.

Nenhum comentário: