17/11/2017

Pescadores de homens

Logo após anunciar que o “Reino de Deus” estava próximo, Jesus iniciou a convocação de sua equipe para ajuda-lo no trabalho. Começou pelos irmãos Simão e André (Cf. Mt 4, 18), foi juntando a rapaziada até completar seu time. (Cf. Mt 10, 2-4; Lc 6, 14-16), são os 12 apóstolos. Doze (12) era o número das 12 tribos de Israel, denominadas com os nomes dos filhos de Jacó. Com isso Jesus mostra que o “Povo de Deus” prossegue, daí em diante na Igreja que ia fundar. Por isso se diz que a Igreja é o novo “Povo de Deus”.
            E pra que Jesus quer esses homens? Ele mesmo afirmou: “Farei de vocês pescadores de homens” (Cf. Mt 4, 19). Jesus falou no linguajar de pescador, pois eles eram pescadores. O que ele quis dizer é que os apóstolos seriam portadores da mensagem da Boa Nova da Salvação (Cf. Mt 10, 5; 28, 18-20). É como diz Lucas em Atos um, verso oito: “Recebereis a força do Espirito Santo que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia, na Samaria e até os confins da terra”.
            Então os apóstolos são pessoas que trabalham para trazer outras pessoas para os ensinamentos de Jesus. Aceitando e obedecendo esses ensinamentos, elas conseguiriam a salvação eterna. Salvação essa que consiste na morada eterna com Deus, gozando da visão face a face com Ele, como nos informa São João (Cf.1Jo 3,2). Isto e algo mais que Jesus não nos revelou (1Jo 3,2) perfazem nossa felicidade integral e eterna (Cf. Mt 25,34). Que bom!

            Um lembrete: Jesus é o único Salvador (Cf. At 4,11-12). Mas Ele quis trabalhar em equipe com os próprios homens e mulheres (Cf. Lc 8,1-3). Está aí a prova. O negócio mesmo é caminhar bem com esse Jesus. “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”, disse ele (Cf. Jo 8, 12).

Nenhum comentário: