10/11/2017

O Reino chegou

            “Porque está próximo o Reino dos Céus” (Cf. Mt 4,17); Reino dos céus é o mesmo Reino de Deus. É que os judeus tinham tanto respeito ao nome de Deus, ou Javé, que nem sequer ousavam pronunciá-lo.
Ao pedir, ou melhor, ordenar a conversão do povo, Jesus foi logo acrescentando:
            Quando Jesus fala que o Reino dos Céus está próximo, Ele realiza o primeiro compromisso que lhe foi passado pela unção do Espirito Santo: Evangelizar os pobres. Evangelho é a boa nova, é o reino dos Céus chegando. Noutras palavras, é a salvação da humanidade chegando. Pois Jesus diz em Lucas no capítulo dois, verso onze: “Nasceu para nós um Salvador, que é o Cristo Senhor”.

            Que significa a presença deste Salvador no mundo? Ela quer dizer que o problema do afastamento do homem de seu Criador por causa do pecado de Adão e Eva está sendo resolvido, isto é, o Reino de Deus estava sendo entregue por Cristo à humanidade, estava sendo inaugurado. E estava sendo inaugurado com as pessoas do próprio Cristo como autor deste Reino, de Maria Santíssima já concebida sem pecado, e João Batista que foi justificado ainda no seio materno. Agora o convite está aberto a toda humanidade, a todos nós. Recebendo essa força divina que nos transforma interiormente, trazendo total bem-estar, total felicidade, conseguimos a realização palpável do ano de graça do Senhor, do qual fala Jesus em Lucas quatro, verso dezenove. Correto, pois Reino de Deus, é como diz Paulo em Romanos quatorze, verso dezessete: “É justiça, paz e alegria no Espirito Santo”. Ah, se o brasileiro cresse, aceitasse e vivenciasse este Reino! Que paz, que alegria, que felicidade teríamos neste país!

Nenhum comentário: