02/03/2018

Comunismo

Comunismo é a teoria econômica e social que defende a abolição da posse de propriedade privada ou de capital.
            Ao decorrer da história os intelectuais e políticos propuseram vários tipos de comunismo. Destaco estes:

1. Comunismo primitivo.  Marx propôs que nos primórdios da produção econômica ela já era uma forma  primitiva de comunismo. A propriedade pertencia à comunidade. Então, o resultado do trabalho era dividido para todos.

2. Anarco-comunismo. Ele defende a abolição do capitalismo, da propriedade privada assim como a existência e do Estado, o que diferencia esse comunismo dos outros. Opõe-se a qualquer tipo de hierarquia, poder político ou dominação. A produção é controlada pelos seus produtores e não pelo poder externo.

3. Esquerda comunista. Criticavam o fato de as elites dos partidos bolchevistas por tomarem o poder dos trabalhadores. Os comunistas de esquerda preferiam uma democracia direta onde os operários seriam eleitos em comissões para poderem assumir um departamento governamental.

4. Trotskismo. O Trotskismo seguia as contribuições de Trotsky e Lenein além da teoria marxista. Leon Trotsky representou uma facção do partido comunista da União Soviética. Em contraste com a política do socialismo em um só país Trotsky enfatizava o âmbito internacional do comunismo; a pratica deveria se espalhar pelo mundo inteiro. Eles os Trotskistas eram mais abertos à participação da sociedade capitalista que os comunistas de esquerda e os anarco-comunistas;  e subverte-la a partir dai ao invés de faze-lo por meio de guerras civis. Exemplo: participavam de sindicatos de operários, mas votavam nos burgueses.

  5. Stalinismo e maoísmo. É o comunismo de Joseph Stalin e Mao Zedong. Eles deixavam de lado os princípios democráticos anteriores. Justificavam suas ditaduras totalitaristas de um partido vanguardista invocando as necessidades de um período transitório para  o comunismo se firmar.

            Como se constata apesar dessas modalidades de comunismo, não obstante suas nuances, finalizam no mesmo ponto: igualitarismo artificial controlado por força estatal.

Um comentário:

APOSTOLADO DEFESA CATÓLICA disse...

Boa tarde Reverendo Monsenhor Guilherme,Salve Maria!

Li seu texto sobre o comunismo. Sentir falta que o Senhor,enquanto padre da igreja Católica Apostólica Romana,não cita nenhum documento da mesma, condenando o mesmo! Seria ótimo citar a posição clara da Igreja, principalmente tendo em vista que hoje em dia,leigos,padres e até Bispos,defendem o mesmo.

Com sua benção

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA