23/08/2019

Dia do Catequista


O catequista é aquele (a) que, de maneira muito especial, exerce o seu sacerdócio leigo. É um grande auxiliar de Nosso Senhor Jesus Cristo na divulgação de seus ensinamentos. Participa a seu modo do dom da profecia citada por São Paulo na primeira carta aos Coríntios Capítulo 12. Ser catequista é, portanto um dom, como a vocação. Afora papai e mamãe o catequista é o mais importante cooperador na formação do ser humano e, automaticamente, da sociedade.
São três classes de gente que trabalham na formação humana: pais, professores e catequistas. Todos são muito importantes e indispensáveis: os pais formam a personalidade, o professor a cultura acadêmica, o catequista os filhos de Deus. Três classes de gente que se completam.
Celebrando o Dia do Catequista a Igreja do Brasil, abraça com carinho e gratidão os seus Agentes que trabalham na construção dos filhos de Deus. E ao mesmo tempo em que homenageamos e abraçamos esses irmãos (ãs) ilustres, suplicamos a Deus por mais numerosos Educadores da fé. Pedimos que Deus mande muito mais operários para sua messe no setor da Catequese. E precisamos da particular atenção dos senhores párocos para cuidar cada vez mais do aperfeiçoamento dessa gente, no sentido do conhecimento doutrinário e bíblico e, sobretudo no crescimento da espiritualidade. Os catequistas devem ser modelo de vida cristã, tanto para os catequisandos quanto para a sociedade em geral.
Parabéns e agradecimentos aos nossos Catequistas. Vocês são indispensáveis à vida da Igreja: Sem vocês a igreja não tem como exercer a sua Missão.

Nenhum comentário: