03/08/2019

Padre hoje

Recebi no whatsap da Ir. Fabiana, freira da Congregação da Imaculada Conceição, por sinal minha prima em terceiro grau, sugerindo-me  aproveitasse o mês de agosto para falar sobre as vocações que a própria igreja do Brasil propõe para a reflexão do nosso povo católico neste mês chamado vocacional. Aceitei a sugestão da Irmã.
            Comecemos então pela vocação sacerdotal. Ao realizar a salvação do mundo pela sua morte e ressurreição, Jesus fundou também a sua Igreja. Ela ficou responsável para passar a Salvação que Jesus conquistou para toda a humanidade. A Igreja forma aquilo que que são Pedro denomina povo sacerdotal (cf. 1Pd 2,9).
            E daí a teologia católica dividiu esse povo sacerdotal em duas formas de vida: o sacerdote leigo e o sacerdote ministerial. Ambos os setores do sacerdócio formam a Igreja que é a grande responsável pela santificação do mundo.
            O padre responde pelo setor de maior destaque: o setor do pastoreio e da sacramentalidade. Ou seja, o padre tem a responsabilidade de levar a humanidade à Palavra de Deus e os Sacramentos que é o canal por onde passa a graça de Deus. Sobre os leigos falarei depois.  
            Quando a Ir. Fabiana me sugeriu o tema das vocações citou aquilo que várias pessoas já me tem falado: o desgosto  de contarmos hoje com um clero ferido pela existência de tanta mediocridade espiritual e vulgaridade no comportamento na vida pratica do dia-a-dia. Eu concordo com a observação do povo ao lastimar a qualidade de seus pastores. Em muitos casos é vergonhoso mesmo.
            E aí muita gente que vive fora da Igreja (e mesmo pessoas de dentro da Igreja) mete a lenha levando de eito toda a realidade eclesial.
Então: como ter vocações se muitos padres empanam a grandeza sacerdotal? Como ter vocações se os padres não passam para a juventude uma formação religiosa completa e séria? A coisa é muito grave e merece outros momentos de reflexão.
Rezemos pela santificação dos nossos sacerdotes e pelas vocações sacerdotais. Jesus nos recomendou: “Por isso, pedi ao Senhor da messe que mande operários para sua messe”.(Mt 9,38).

Nenhum comentário: