17/08/2019

Vida Consagrada



A vida consagrada conforme a Igreja é a vida de entrega total a Deus e a seu reino. É a vida que levam os frades e as freiras como também alguns institutos leigos. É entrega total da pessoas.
            O rapaz ou a moça que se sente chamado para este modo de vida renuncia aos bens deste mundo para ficar totalmente livre para o serviço do Senhor. As coisas mundanas, às vezes pecaminosas, não entram no âmbito dos interesses da pessoa  consagrada.
            Esta consagração total do religioso se faz perceber através dos chamados votos solenes. O religioso emite de maneira solene o seu proposito de doação de si a Deus fazendo os votos de pobreza, obediência e castidade. Por estes votos o religioso renuncia aos bens materiais. Não podem possuir, como próprio, nenhum bem material. O bem que usa não é dele, é da congregação. Pelo voto de obediência o consagrado se obriga à obediência irrestrita às ordens do seu superior.
            Já no voto de castidade a pessoa consagrada se coloca como uma espécie de cônjuge do divino. Meu amor é inteiramente d’Ele, diz o consagrado, seguindo orientação de são Paulo que diz: “Desejo que sejais livres de preocupações. Quem não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, como possa agradar ao Senhor. Mas quem é casado preocupa-se com as coisas do mundo, como possa agradar à mulher, e fica dividido" (cf. 1Cor 7,32-33).
            E, você rapaz? E, você, moça? Já decidiram sua vocação? Estamos precisando muito de gente consagrada ao serviço da humanidade que está por demais carente de Deus. Se você sente no seu intimo uma espécie de força irresistível para essa entrega radical a Deus, para se dedicar ao seu santo serviço, Ele te chama para levar seu amor, sua ajuda e sua misericórdia a esta humanidade enferma. Tenha coragem e vá em frente. Isto é algo de muito sublime.
            Existe um bom numero de ordens ou institutos religiosos conforme a inspiração de seus fundadores. Exemplo: carmelitas, franciscanos, jesuítas, beneditinos, salesianos, redentoristas, conforme o carisma, ou seja, o dom de Deus que o fundador recebeu.
Os candidatos à vida consagrada escolhem o instituto ou ordem religiosa que se adequa ao seu perfil. O serviço que prestam à sociedade acontece em conformidade com o carisma em apreço.

Nenhum comentário: