06/11/2021

Mudando as peças

 Para o processo de trocar o político que elegemos e estamos sentindo que não está desempenhando bem o trabalho para o qual ele foi eleito lhe sugiro seguir estes passos:


1. Coloque em suas atividades do dia a dia o hábito de escutar comentaristas políticos pelo rádio, TV, jornais ou redes sociais. Você vai encontrar três tipos de cometários: a favor dos pobres, a favor dos ricos (a tal elite) e a coluna do meio (nem um lado, nem outro). Por esses comentaristas você percebe quem são as pessoas. Vão mostrando que tipo de gente são esses políticos e candidatos ainda não eleitos.


2. Iniciada a campanha eleitoral (definidos os candidatos) procurar saber quem são eles: tipo de pessoa na sociedade familiar e civil. Ver o que pretendem fazer depois de eleitos. Ver quem está mais do lado do povão ou do ricão. Ligar para pessoas da cidade onde mora o candidato (informar-se com seu parente, seu amigo, lideranças de sua igreja, delegacia, e assim por diante), e acompanhar o guia eleitoral.


3. Conversar com seus parentes e amigos a respeito do candidato que acha que merece sua escolha.


Escolha e vote naquele(a) que você perceber que é o melhor para você e para o povo em geral. Evite pensar só em você. Cuidado com promessas capciosas. É toda a comunidade que está em jogo e não você sozinho(a).

Depois das eleições continue acompanhando o trabalho do cidadão/cidadã que você escolheu a fim de avaliá-lo no final do mandato.

Somos responsáveis uns pelos outros. Não esqueça disso.

Nenhum comentário: