30/11/2018

E o rei fracassou

No episódio dos reis magos em visita a Jesus menino, o rei Herodes, preocupado com a situação provocada pelo nascimento do novo rei, e consequentemente com medo de perder o trono, falou aos ilustres visitantes que procurassem diligentemente, onde estava o menino Deus e o tempo exato do seu nascimento. E que fizessem também a gentileza de vir informá-lo de tudo. E justificara seu pedido: “é para que eu também vá adorá-lo.”
            Só que o rei estava mentindo. Na realidade ele queria era matar o menino (cf. Mt 2,13)  
            Deus que tudo sabe e tudo pode orienta os magos a não voltarem mais a Herodes e ordenou a José que fugisse com Maria e a criança para o Egito e lá ficasse até segunda ordem. Assim foi salvo o menino Jesus das garras do rei ambicioso e perverso deixando-o com a cara no chão. Mas no seu orgulho brutal Herodes teve e mandou executar esta infeliz ideia. Mandou matar em Belém e suas vizinhanças todos os meninos de dois para baixo (cf. Mt 2,16), mas não conseguiram matar Jesus. Que sobrada!
            Isso nos faz lembrar o que diz o Salmo 2,2-4: “Os reis da terra se insurgem e os poderosos fazem aliança contra Javé e contra seu Ungido: “Vamos quebrar suas correntes e libertar-nos de sua opressão!” Aquele que mora nos céus ri deles, zomba deles Javé.
            E isso aí: quem se levanta contra Deus só vai quebrar a cara!

Nenhum comentário: