09/11/2019

Pra que serve Governo?


Quando eu era acadêmico aprendi de meu professor que o governo é alguém escolhido pelo povo para gerir o bem comum. Você concorda com isso? Creio que sim.
Mas me veio uma pergunta: qual é o bem comum mais precioso de uma nação? É o próprio povo, não acha?
E é aqui que surge em mim uma outra pergunta inquietante: o povo brasileiro está sendo bem remunerado? Nosso povo está tendo acesso aos bens necessários para usufruir uma vida confortável? Com certeza, não. O simples ouvir de programas de participação popular em rádio e televisão nos leva a constatação do maltrato ao povo. Isto é um fato que salta de imediato aos olhos de quem vê e escuta esses programas. Uma situação bem recente palpável é a reforma da previdência nos modos em que se processou: simplesmente tirando mais dinheiro do bolso do povo simples e deixando intactos os privilégios dos espertalhões. E, pelo que escuto nos canais de comunicação já é perceptível o crescimento da mendicância em nossas cidades.
Mas, o que diz a nossa Constituição? Eis a palavra de nossa Lei maior:

Capítulo II – Dos Direitos Sociais, Art. 6° São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma dessa Constituição.
Art. 7°  São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: (EC n° 20/98, EC n° 28/2000, EC n° 53/2006 e EC n° 72/2013)
I-                   relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos;
II-                seguro-desemprego, em caso de desemprego  involuntário;
III-             fundo de garantia do tempo de serviço;
IV-             salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde , lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

Aí está. Realmente o bem comum não está sendo levado em conta pelo governo brasileiro.
E agora, o que fazer? Rezar a Deus para que nos suscite melhores políticos e o povo cuidar em votar melhor. Este é o meu parecer.

A pretexto do artigo anterior sobre os alimentos orgânicos veja novos endereços onde encontrar alimentos orgânicos em Recife.
- Espaço Agroecológico das Graças: Rua Souza Andrade (Atrás do Colégio São Luiz) Graças. Aos Sábados das 2h às 9h

- Espaço Agroecológico de Santo Amaro: Praça do Campo Santo, em frente ao SESC (No estacionamento da Delegacia da Mulher) Santo Amaro. As Quartas-feiras das 7h Às 11h.

- Espaço Agroecológico de Boa Viagem: Praça  Jules Rimet (por trás do Primeiro Jardim de Boa Viagem) Boa Viagem. Aos Sábados das 5h as 10h.

E atenção: Se essas minhas informações estiverem desatualizadas, perdoe-me é problema da pesquisa que fiz.

Nenhum comentário: