26/11/2019

Advento do Senhor


Neste domingo primeiro de dezembro a Igreja Católica inicia a celebração litúrgica do Advento. Este é o tempo de preparação para a grande festa do Natal, festa do nascimento de Jesus. Neste tempo sempre me vem o temor de não aproveitar bem.
Precisamos de conversão verdadeira e não de eloquência ou conversa bonita.
É deixar que aconteça ao modo de cada um aquela palavra do profeta Isaías: “Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas  e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor. Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor. ( Is 2,1-5)
É isso aí, a mudança deve ser tal que nos leve a excluir tudo aquilo que de algum modo nos faz mal, tudo aquilo que de alguma maneira machuque o irmão.
Portanto, nada de armas, nada de lanças ou qualquer outro instrumento que possa ferir ou matar o irmão. E aqui vale lembrar também as armas de cunho espiritual, como o ódio, o desprezo, a indiferença ou qualquer outro tipo de negatividade que possa perturbar o irmão.   
Caminhemos firmes e decididos para receber o nosso Salvador pela força da Liturgia.
Proveitoso advento para todos!

Nenhum comentário: